Preço médio de aquisição de corretores sobe a 14,85 vezes o EBITDA
Relatório da MarshBerry indica uma subida dos preços verificada em 807 negócios de fusões e aquisições de corretoras e mediadoras ocorridas nos Estados Unidos em 2023.
Os preços no mercado de fusões e aquisições de corretagem nos Estados Unidos continuaram a subir em 2023, mesmo com dados macroeconómicos contrários, de acordo com um relatório divulgado esta segunda-feira pela MarshBerry Inc.
O potencial médio total do preço de compra para lucro máximo para todas as empresas aumentou 7,8%, para 14,85 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA), em comparação com o valor de 13,78 em 2022.
As avaliações para empresas de “plataforma”, de nicho e que envolvem uma transação de alto nível para um comprador, normalmente devido ao novo nicho geográfico, experiência, tamanho ou talento, são ainda mais elevadas. Os chamados negócios de “plataforma” foram negociados a 18,68 vezes o EBITDA, um aumento de 14,3% em relação aos 16,35 de 2022.
“Apesar deste período de quase dois anos de condições económicas abaixo das ideais, as avaliações dos corretores de seguros e empresas de plataforma médios estão em máximos históricos”, afirma o relatório.
Embora o número de negócios tenha caído ligeiramente no ano passado para 807, uma queda de 10,6% em relação a 2022, 2023 foi o terceiro ano mais ativo já registado e um ano sólido para fusões e aquisições de corretagem de seguros, ainda de acordo com o relatório.
O crescimento orgânico, embora ligeiro, permanece robusto, nota o relatório, à medida que os corretores continuam a beneficiar do aumento dos preços dos prémios.
O crescimento orgânico médio para corretores foi de 8,9% no último período de 12 meses encerrado em 30 de setembro de 2023, ligeiramente abaixo dos 9,3% do ano inteiro de 2022, diz a MarshBerry.
Os corretores cotados em bolsa tiveram uma média de crescimento orgânico de 11,2%, superando o crescimento de 9,7% em 2022 e o crescimento de 10,7% em 2021.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Preço médio de aquisição de corretores sobe a 14,85 vezes o EBITDA
{{ noCommentsLabel }}