Medina antecipa revisão em alta do PIB de 2023 e dívida pública abaixo de 99%
"Não se espantem se tiverem notícia que o PIB de 2023 foi revisto em alta e dívida pública será provavelmente abaixo de 99%", disse Medina na audição no Parlamento.
O ex-ministro das Finanças sinalizou no Parlamento que quando saírem os novos dados sobre a economia portuguesa em 2023, em setembro, deverão revelar que o PIB de 2023 foi revisto em alta. Além disso, a dívida pública também deve ser revista e possivelmente ficará abaixo de 99%.
“Há uma boa notícia para o país: no dia 20 de setembro de 2024 vão sair novos dados sobre o PIB em Portugal e sobre 2023, não se espantem se tiverem notícia que o PIB de 2023 foi revisto em alta e que a dívida pública de 2023 não será de 99,1% mas será muito provavelmente abaixo de 99%”, disse na audição no Parlamento.
Segundo a estimativa já disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o PIB de Portugal cresceu 2,3% no ano passado e 2,2% no quarto trimestre em termos homólogos. Já em cadeia (face ao trimestre anterior), o INE também confirmou que o PIB subiu 0,8% no último trimestre de 2023, escapando à recessão técnica (dois trimestres seguidos de contração).
Já o rácio da dívida pública, segundo os dados do INE e do Banco de Portugal, terá ficado nos 99,1% em 2023. Medina tinha anunciado que ficaria nos 98,7% do PIB, mas com a ressalva de que poderia ser alvo de ajustes quando fossem conhecidas as contas finais. De facto, o valor ficou ligeiramente acima, nos 99,1%, mas continuou a ficar abaixo dos 100% do PIB — foi a primeira vez desde 2009 que tal aconteceu.
Agora, o ex-governante sinaliza que o valor poderá mesmo ser inferior a 99%, informação que apenas será confirmada em setembro.
(Notícia atualizada às 17h55)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Medina antecipa revisão em alta do PIB de 2023 e dívida pública abaixo de 99%
{{ noCommentsLabel }}