Centeno garante que falou com Medina e Miranda Sarmento sobre prejuízos do Banco de Portugal
O governador do Banco de Portugal responde à "surpresa" do ministro das Finanças sobre os prejuízos de 2023, garantido que o informou desses números com antecedência, tal como fez com Medina.
Em resposta à “surpresa, espanto e preocupação” de Joaquim Miranda Sarmento sobre os resultados negativos do Banco de Portugal, Mário Centeno garante que informou o atual titular da pasta das Finanças sobre este tema, tal como já tinha falado com o antecessor, Fernando Medina.
“Obviamente que falei com o anterior e com o atual ministro das Finanças” sobre os prejuízos operacionais do Banco de Portugal registados em 2023, referiu o governador no seguimento da sua intervenção durante a apresentação do relatório anual do Conselho de Administração do banco central, esta quinta-feira
O Banco de Portugal fechou 2023 com prejuízos operacionais de 1.054 milhões de euros em 2023, como resultado de uma redução significativa na margem de juros e de um pior desempenho na repartição do rendimento monetário, justifica a entidade liderada por Mário Centeno no Relatório do Conselho de Administração, apresentado esta quinta-feira.
Para mitigar estes prejuízos, o Banco de Portugal explica no relatório que recorreu à “Provisão para Riscos Gerais”, cobrindo assim completamente este resultado, que se traduziu num saldo nulo desta rubrica. As provisões para riscos gerais foram assim reduzidas em 27% para 2.858 milhões de euros no final de 2023, após uma utilização de 1.054 milhões de euros para anular os resultados operacionais negativos.
O governador revela ainda que “as provisões que constituímos são suficientes para responder à estimativa que temos de resultados a este ciclo de política monetária”, explicando ainda que “esta estimativa não é pública porque depende de decisões tomadas pelos bancos centrais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centeno garante que falou com Medina e Miranda Sarmento sobre prejuízos do Banco de Portugal
{{ noCommentsLabel }}