A importância da confiança nas organizações
Para reconstruir e manter a confiança, as organizações devem-se focar em três pilares: integridade, competência e empatia. Além destes pilares, a transparência nos salários e promoções é essencial.
A confiança é um elemento fundamental em qualquer relacionamento, seja pessoal ou profissional. Nas organizações, a confiança desempenha um papel crucial quer na motivação dos colaboradores, quer na sua disposição em permanecer na empresa.
No entanto, temos verificado um decrescer dos níveis de confiança dos colaboradores nas suas organizações desde o período pandémico, quando a confiança atingiu o seu ponto mais alto (80% em 2022 vs 69% em 2024). Este crescimento foi essencialmente suportado pelos vários processos de escuta aos colaboradores, pela colaboração na identificação de necessidades comuns e pela empatia que se revelou na forma de dar resposta à crise que se vivia. Mas desde então, os níveis de confiança têm-se vindo a dissipar.
Vários fatores contribuíram para a recente perda de confiança dos colaboradores nas suas organizações sendo, segundo o estudo Global Talent Trends 2024 da Mercer, identificadas as seguintes três ordens de razão:
- As promessas quebradas relacionadas com promoções, aumentos salariais e oportunidades de carreira;
- As constantes mudanças organizacionais e a respetiva instabilidade criada;
- A falta de perceção de equidade e reconhecimento insuficiente.
Estes são elementos que afetam a confiança dos colaboradores, e o seu compromisso e lealdade à empresa. Para reconstruir e manter a confiança, as organizações devem-se focar em três pilares: integridade, competência e empatia.
A integridade envolve a consistência entre o que é dito e o que é feito, evitando promessas não cumpridas e comportamentos contraditórios. A competência refere-se à habilidade e conhecimento demonstrados pela liderança e pelos colaboradores, transmitindo confiança na capacidade de realizar as tarefas necessárias. Por último, a empatia está relacionada com a preocupação genuína com o bem-estar dos colaboradores, demonstrando verdadeiro interesse e cuidado.
Além dos pilares apresentados, a transparência nos salários e promoções é essencial para garantir a equidade e a confiança dos colaboradores. Quando estes têm acesso a informações claras sobre as políticas de remuneração e oportunidades de crescimento, acabam por se sentir mais valorizados e confiantes de que são tratados de forma justa.
De acordo com o mesmo estudo, cerca de 20% dos líderes de RH posicionam como crítico este nível de transparência para a atração e retenção dos melhores talentos.
Por último, acrescento outro fator que me parece relevante e que é o sentimento de segurança no emprego. Durante a pandemia, muitos colaboradores enfrentaram incertezas em relação à estabilidade das suas posições, criando a necessidade de as organizações demonstrarem um compromisso com a segurança no emprego, fornecendo clareza e apoio aos colaboradores. Para tal, adotar uma comunicação transparente sobre a situação da empresa e das medidas tomadas é um aspeto chave no apoio emocional para lidar com situações de maior stress e ansiedade.
À medida que evoluímos num mundo pós-pandemia, as expectativas dos colaboradores também estão a mudar. Enquanto, no passado, existia um foco naquilo que são necessidades mais básicas como salários competitivos e benefícios, atualmente os colaboradores procuram também a sua realização pessoal, reconhecimento e oportunidades de crescimento no local de trabalho e, aqui, o propósito, o sentimento de pertença e a relação com as lideranças são chaves.
Em resumo, a confiança é um elemento essencial nas organizações, e construir e manter a confiança requer esforços contínuos por parte das organizações, com foco na integridade, competência, empatia e transparência. Somente assim poderemos criar ambientes de trabalho onde os colaboradores se sintam valorizados, motivados e comprometidos.
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