Governo quer passes gratuitos para todos os jovens até 23 anos

A intenção do Governo é alargar este benefício a todos os jovens nesta faixa etária, mesmo que não sejam estudantes.

O Executivo liderado por Luís Montenegro quer alargar a gratuitidade nos passes de transportes a todos os jovens até aos 23 anos, independentemente de serem estudantes ou não, adiantou a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

“Iniciamos negociações para que possamos alargar a gratuitidade dos passes até aos 23 anos estudem ou não estudem”, avançou Margarida Balseiro Lopes, esta quinta-feira, no briefing do Conselho de Ministros dedicado ao tema da juventude e que decorreu na cidade de Braga.

Atualmente os jovens estudantes até 23 anos têm acesso a passes gratuitos, podendo viajar de comboio, metro, autocarro ou barco sem custos. Contudo, a intenção do Governo é tornar esta gratuitidade uma realidade para todos os jovens nesta faixa etária.

Esta indicação foi dada pela ministra no Conselho de Ministros onde foram aprovadas várias medidas direcionadas para os jovens, nomeadamente o IRS Jovem, que vai reduzir as taxas aplicáveis para jovens até aos 35 anos para um máximo de 15% até ao 8.º escalão do IRS.

Foram ainda aprovadas outras medidas, que incluem isenção de IMT e Imposto do Selo na compra da primeira casa até 316 mil euros e garantias no crédito à habitação para transações até 450 mil euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo quer passes gratuitos para todos os jovens até 23 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião