Zelensky visita Portugal na terça-feira e será recebido por Marcelo
A visita do Presidente ucraniano a Portugal inclui reuniões de trabalho com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visita Portugal esta terça-feira, dia 28 de maio, a convite do Presidente da República e do primeiro-ministro, confirmou o gabinete de Luís Montenegro em comunicado.
A agenda de Zelensky na deslocação a Portugal, que acontece um dia depois da sua visita a Espanha, inclui “reuniões de trabalho” com o chefe de Governo, Luís Montenegro, sendo ainda recebido por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém.
“A visita de trabalho do Presidente [da Ucrânia, Volodymyr] Zelensky insere-se na intenção partilhada de aprofundar as excelentes relações entre os dois Estados, com enfoque particular no reforço da cooperação no domínio da segurança e defesa“, lê-se na nota enviada esta segunda-feira pelo gabinete do primeiro-ministro português.
A deslocação do chefe de Estado ucraniano tem também como objetivo “reiterar o compromisso de Portugal para com a soberania e integridade territorial da Ucrânia“, bem como “com a manutenção do apoio político, militar, financeiro e humanitário a Kyiv“.
O próprio Volodymyr Zelensky já tinha confirmado que irá visitar Portugal na terça-feira quando falava aos jornalistas em conferência de imprensa, esta segunda-feira, ao lado do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez. No país vizinho, agradeceu a “honra especial para a Ucrânia e para os ucranianos” de ter sido recebido pessoalmente no aeroporto, à sua chegada a Espanha, pelo Rei Felipe VI.
Tweet from @ZelenskyyUa
Em reação à confirmação da deslocação de Zelensky a Portugal, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, revelou que a visita do Presidente ucraniano esteve programada para acontecer “há quase duas semanas”, mas, face aos avanços das forças russas na região de Kharkiv, só se tornou possível acontecer amanhã.
Falando aos jornalistas à entrada para uma reunião com os homólogos da União Europeia (UE), em Bruxelas, Paulo Rangel adiantou ainda que foi concluído um “acordo político bilateral” entre Portugal e Ucrânia “há três semanas”, que abrange “todas as áreas” em que os dois países têm cooperado nos últimos dois anos, desde “assistência humanitária, financeira e militar” a “assistência política ao processo de integração na UE”.
Sem entrar em detalhes sobre o valor do acordo, o chefe da diplomacia portuguesa apontou apenas que este “recolhe todas as dimensões em que [os países têm] trabalhado, mas agora de uma forma sistematizada e com um horizonte de 10 anos“, acrescentando que o documento, que deverá ser assinado durante a estadia de Zelensky em Portugal na terça-feira, ficou concluído na Cimeira da NATO em Vilnius, na Lituânia.
Espanha anuncia mil milhões de euros de ajuda militar a Kiev
No âmbito da visita oficial a Madrid do Presidente ucraniano, o primeiro-ministro espanhol anunciou a entrega à Ucrânia de ajuda militar no valor de mais de mil milhões de euros. O acordo de segurança assinado entre os dois países “vai permitir à Ucrânia reforçar as suas capacidades”, declarou Pedro Sánchez, na conferência de imprensa comum com o homólogo ucraniano.
O chefe do Governo espanhol referiu-se a um acordo de “grande transcendência” assente em três vetores, centrando-se na entrega de mísseis Patriot para a defesa antiaérea e de tanques Leopard.
Reiterando o apoio do Executivo de Espanha à Ucrânia, Sánchez disse ainda que a sua luta em favor da sua “liberdade e independência” constitui um exemplo para quem acredite “na democracia, na paz e na igualdade entre Estados”. Este acordo de segurança é o décimo assinado por Kiev desde o início da guerra, após os concluídos com a França, Alemanha e Reino Unido.
Tweet from @sanchezcastejon
A ajuda militar fornecida por Madrid a Kiev permaneceu limitada até ao acordo desta segunda-feira, que implica uma doação total de 1.129 milhões de euros em material e ajuda militar. Segundo os dados do Instituto Kiel, que recenseia o armamento prometido e entregue à Ucrânia desde a invasão russa de 24 de fevereiro de 2022, a Espanha tinha fornecido até ao momento 330 milhões de euros de ajuda militar a Kiev, o que a tornava num pequeno contribuinte à escala europeia.
(Notícia atualizada às 14h44)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Zelensky visita Portugal na terça-feira e será recebido por Marcelo
{{ noCommentsLabel }}