5 coisas que vão marcar o dia
O CFP publica a evolução da execução orçamental da Segurança Social e da CGA e a Altice divulga os resultados do primeiro trimestre. Partidos seguem para o 2.º dia de campanha para as Europeias.
O Conselho das Finanças Públicas (CFP) publica, esta terça-feira, a evolução da execução orçamental da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações de 2023. O Banco de Portugal organiza uma conferência sobre pagamentos e apresenta o relatório de Estabilidade Financeira, que contará com a presença do governador, Mário Centeno, e a Altice Portugal apresenta os resultados do primeiro trimestre do ano. Ainda a marcar o dia, está a audição, no Parlamento, do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz, por causa de suspeitas de fraude em relação ao subsídio de mobilidade. E as caravanas dos partidos seguem para o segundo dia de campanha para as eleições Europeias.
Execução orçamental da Segurança Social e da CGA
O Conselho das Finanças Públicas publica esta terça-feira o relatório sobre a execução orçamental da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentação, em 2023. No ano anterior, a Segurança Social registou um excedente de 4.095 milhões de euros, o maior em mais de uma década, de acordo com a análise divulgada há um ano pela mesma instituição. Já a CGA entrou em défice, com o crescimento da despesa (5,1%) a ser mais do dobro do registado na receita (2,4%), totalizando o saldo negativo 196 milhões. Desde 2014 que esta entidade não apresentava uma situação deficitária.
Banco de Portugal organiza conferência sobre pagamentos
O banco central organiza a conferência “SPIN – Sobre Pagamentos e Inovação”, no Museu do Dinheiro em Lisboa, durante a tarde. No evento, que terá a participação de Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal (BdP), será apresentado um estudo sobre os custos dos pagamentos no país. Antes da conferência, ao meio dia e no mesmo local, o governador do BdP, Mário Centeno, e a vice-governadora Clara Raposo apresentam o relatório de Estabilidade Financeira relativa ao mês de maio.
Altice apresenta resultados do primeiro trimestre
A Altice Portugal revela os resultados do primeiro trimestre, depois de ter alcançado, no ano passado, lucros que, pela primeira vez, ultrapassaram os mil milhões de euros, registados em 2016. Num ano conturbado, marcado por uma investigação judicial em Portugal e pelo arranque de um processo de venda pelo seu principal acionista, a empresa, liderada por Ana Figueiredo, ficou perto dos três mil milhões de euros em receitas em 2023.
Pinto Luz ouvido no Parlamento por causa do subsídio social de mobilidade
O ministro Miguel Pinto Luz será ouvido na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação, a requerimento do PS, sobre o Subsídio Social de Mobilidade. A audição surge depois da Polícia Judiciária ter detido recentemente cinco pessoas e feito 71 buscas numa operação focada na Região Autónoma da Madeira e na área metropolitana de Lisboa, que visou uma fraude ao Estado através deste subsídio.
Segundo dia da campanha para as Europeias
O segundo dia de campanha para as eleições Europeias de 9 de junho arranca com quase todos os cabeças de lista na região de Lisboa. Sebastião Bugalho, da AD, tem uma reunião com a presidente do conselho de administração da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, em Lisboa. Marta Temido, do PS, visita às obras do projeto “Blue Hub School”, em Paço de Arcos, município de Oeiras. João Oliveira, primeiro candidato pela CDU, faz uma viagem de comboio, com partida da estação de Algueirão, concelho de Sintra, até à Reboleira, na Amadora. Catarina Martins, cabeça de lista do BE, participa na conversa “No Parlamento Europeu Mulheres pela Paz”, com a participação de Teresa Coutinho, Pilar del Rio, Luísa Costa Gomes e Shahd Wadi, em Lisboa. Também a IL estará pela capital e terá um almoço com o presidente do partido, Rui Rocha. Já o Chega segue para o Algarve, com uma arruada em Olhão e um jantar em Tavira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}