Maior fundo de pensões europeu vendeu 10 mil milhões de ativos de combustíveis fósseis
A ABD diz que os rendimentos que advinham dos ativos de combustíveis fósseis têm sido fáceis de substituir.
O maior fundo de pensões europeu, o Stichting Pensioenfonds ABP, vendeu todos os seus ativos líquidos em petróleo, gás e carvão, no valor de 10 mil milhões de euros. Segundo o que presidente do Conselho de Administração do fundo, Harmen van Wijnen, disse em entrevista, as últimas ações e obrigações detidas pelo fundo nestes ativos foram vendidas no primeiro trimestre deste ano, avançou a Bloomberg.
No entanto, o fundo continua a ter na sua carteira investimentos ligados ao petróleo e ao gás no valor de 4,8 mil milhões de euros. O fundo prevê que poderá eliminar a sua participação em alguns anos, uma vez que está vinculado a contratos de longo prazo.
O fundo de pensões tomou estas decisões por concluir que as empresas que não se adaptam à transição para uma economia de baixo carbono são um investimento arriscado. As empresas cujas atividades são prejudiciais para o clima ou para a biodiversidade “já não se adequam” à sua estratégia de investimento, afirmou o fundo em março.
“Qualquer pessoa que olhe para trás cerca de 10 anos verá que os investimentos em produtores de petróleo e gás não tiveram um desempenho excecional durante esse período”, afirmou a ABP num comunicado, citado pelo Bloomberg.
Além disso, o ABD diz que os rendimentos que advinham dos ativos de combustíveis fósseis têm sido fáceis de substituir.
Nota que o fundo tem cerca de 520 mil milhões de euros em ativos sob gestão, gerindo as pensões de três milhões de funcionários públicos e do setor da educação nos Países Baixos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Maior fundo de pensões europeu vendeu 10 mil milhões de ativos de combustíveis fósseis
{{ noCommentsLabel }}