Exportações de bicicletas da União Europeia travam 10% em 2023
Segundo dados do Eurostat, os 27 Estados-membros exportaram um total de 293 mil bicicletas elétricas (-21%) e de 852 mil bicicletas convencionais (-17%) no ano passado.
O valor das exportações de bicicletas na União Europeia (UE) diminuiu 10% no ano passado, para 1,03 mil milhões de euros, em comparação com o ano anterior. Os dados foram publicados esta segunda-feira pelo Eurostat.
De acordo com o gabinete estatístico europeu, o conjunto dos 27 Estados-membros exportou um total de 293 mil bicicletas elétricas (-21% face a 2022) e de 852 mil bicicletas convencionais, neste último caso equivalente a uma queda homóloga de 17%.
O principal destino das exportações de bicicletas convencionais made in UE continua a ser a Suíça — país que absorveu 30% do valor das exportações extra-UE, mais 5% do que em 2022 —, seguida pelo Reino Unido (20%) e os Estados Unidos da América (6%).
A Suíça (46%) e o Reino Unido (26%) foram igualmente os maiores clientes das bicicletas elétricas exportadas pela UE, seguidos pelos EUA (10%) e a Noruega (9%).
Já no que toca às importações destes veículos pela UE, totalizaram 1,98 mil milhões de euros em 2023, decrescendo 21% em relação ao ano anterior. Esta queda é evidente nas duas categorias: 867 mil bicicletas elétricas, menos 27% face a 2022; e 3,5 milhões de bicicletas convencionais, um recuo de 34%.
Seja nas bicicletas convencionais ou nas elétricas, destaca-se o mercado asiático no lote de fornecedores do bloco comunitário.
Em 2023, as importações de bicicletas não elétricas da UE eram provenientes sobretudo de Taiwan (32% de todas as importações dos países extra-UE, medidas em valor), do Camboja (28%), da China e do Bangladesh (ambos com 8%).
Quanto às bicicletas elétricas importadas pelos 27 Estados-membros, mais de metade foram feitas de Taiwan (59%), seguindo-se o Vietname (16%), a Suíça (11%) e a China (6%).
Portugal liderava produção em 2022
Em 2022, o último ano para o qual o Eurostat publicou dados relativos à produção, saíram das fábricas nacionais 2,7 milhões de bicicletas, de um total de 14,7 milhões na UE. Portugal foi responsável por cerca de 18% da produção total de bicicletas na Europa.
Entre os maiores produtores encontra-se também a Roménia, que fabricou 2,6 milhões de unidades, seguindo-se Itália (2,5 milhões), Alemanha (1,7 milhões) e Polónia (1 milhão), segundo indicou em setembro o gabinete de estatísticas da UE.
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