EMEL reforça frota da GIRA com 500 bicicletas elétricas até ao final do ano
Depois do concurso público lançado em fevereiro, a entidade vai reforçar a frota das bicicletas partilhadas com 500 novas unidades. Simultaneamente, serão inauguradas 19 novas estações em 2024.
A Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) vai reforçar a frota das GIRA com mais 500 bicicletas até ao final do ano.
Simultaneamente, a EMEL revela, em comunicado divulgado esta quarta-feira, que está a proceder à eletrificação de 400 bicicletas convencionais, “promovendo assim que 90% da oferta GIRA se enquadre no modo elétrico”.
O reforço da frota surge na sequência do concurso público lançado em fevereiro deste ano. Na altura, a EMEL dava conta de que pretendia reforçar a frota da rede de bicicletas partilhadas com 500 unidades, tendo colocado como preço-base deste concurso 4.331.250 euros. As propostas foram entregues até março.
Em julho, a EMEL indicava que a frota era composta por 1.500 bicicletas, sendo que diariamente eram colocadas em circulação 1.100 unidades para os cerca de 30 mil utilizadores com passe ativo. No primeiro semestre, a EMEL registou um aumento de 7% no número utilizadores e de 3% no número de viagens realizadas, face ao período homólogo de 2022.
Além do reforço da frota, a empresa municipal prevê que até ao final do primeiro semestre de 2024 sejam ativadas mais 19 estações GIRA, depois de este ano terem sido ativadas 13 novos espaço. Ao todo, o número de estações ativas passará de 146 para 171.
“Continuamos empenhados na implementação de boas práticas ambientais e de novas políticas de mobilidade, sendo a GIRA um pilar fundamental daquilo que é a estratégia de descarbonização ambiental da cidade. Mais de 50% dos Lisboetas residem, trabalham ou estudam a menos de 10 minutos de uma estação GIRA”, refere Carlos Silva, presidente da EMEL.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EMEL reforça frota da GIRA com 500 bicicletas elétricas até ao final do ano
{{ noCommentsLabel }}