António Costa em Bruxelas “ainda se mantém na agenda”, garante Elisa Ferreira
Elisa Ferreira diz que suspeitas no caso Influencer provocaram "enorme pancada" na reputação de Costa, mas ainda assim o nome do ex-primeiro-ministro continua a ser "muito" falado em Bruxelas.
Embora admita que as suspeitas em torno de António Costa no âmbito da Operação Influencer tenham caído “como uma bomba” em Bruxelas, a comissária europeia para a Coesão Territorial garante que a indicação do ex-primeiro-ministro para o cargo de presidente do Conselho Europeu “ainda se mantém na agenda”.
“Fala-se muito [de António Costa nos corredores de Bruxelas]. Espero que essa oportunidade seja ainda viável, e, pessoalmente, acho que é“, afirmou Elisa Ferreira em entrevista à Antena 1, esta quarta-feira, admitindo, no entanto, que o caso provocou uma “enorme pancada inexplicada” não só na credibilidade de António Costa, como também de Portugal. “[A Operação Influencer] foi muito negativa para a reputação de Portugal que é considerado um país estável e com uma certa previsibilidade”, disse Elisa Ferreira.
Para a comissária, que está em fim de mandato, a decisão de ir para o Conselho Europeu estará, no entanto, nas mãos do próprio ex-chefe de Governo. “Depende muito do próprio doutor António Costa considerar se não contamina o cargo. Aprecio muito essa preocupação institucional de proteger as instituições”, elogia, revelando que em Bruxelas “alguns colegas dizem que não era preciso” o ex-primeiro-ministro ter apresentado a demissão em novembro passado, “mas deu uma grande lição de ética”.
Questionada sobre se o atual Governo deve apoiar uma eventual candidatura de Costa, Elisa Ferreira diz que “não é obrigatório”, ainda assim, face aos riscos que o bloco europeu enfrenta hoje, reconhece que seria “inteligente ter alguém que conhece a realidade portuguesa, que tem enorme influência na Europa, é respeitado, tem competências e seriedade” que a própria considera serem “essenciais para um reequilíbrio da União Europeia”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
António Costa em Bruxelas “ainda se mantém na agenda”, garante Elisa Ferreira
{{ noCommentsLabel }}