5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 6 Junho 2024

Hoje é conhecida a decisão do BCE quanto às taxas de juro, no mesmo dia em que Pinho e Salgado conhecem decisão no caso EDP. Cinco sindicatos dos professores volta à mesa de negociações.

No mesmo dia em que os europeus ficaram a saber se as taxas de juro vão voltar a descer, Ricardo Salgado e Manuel Pinho e vão saber se são condenados no processo EDP. Já a ministra do Ambiente e Energia será ouvida em comissão parlamentar quanto à gestão de recursos hídricos na região do Algarve e cinco sindicatos reúnem com o Governo reivindicando compensações para os professores que estão no topo da carreira.

BCE anuncia decisão sobre taxas de juro

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) vai reunir-se para discutir a política monetária da Zona Euro em Frankfurt, na sede do BCE. Segundo o economista chefe, Philip Lane, o BCE tem o que é necessário para iniciar uma redução das taxas de juro. Os analistas e investidores acreditam que se iniciará uma inversão da política monetária, com um primeiro corte nas taxas de juro.

Condenação ou absolvição? Pinho e Salgado conhecem decisão no caso EDP

Ricardo Salgado e Manuel Pinho vão saber esta quinta-feira se serão condenados no processo EDP. A leitura do acórdão está marcada para as 11h00. Nas alegações finais, o Ministério Público (MP) pediu uma pena não inferior a nove anos de prisão para o ex-ministro da Economia Manuel Pinho. Para o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado, o MP pediu seis a sete anos de pena de prisão efetiva, enquanto para a mulher do ex-governante, Alexandra Pinho, foi defendida a aplicação de uma pena suspensa de quatro anos.

Ministra do ambiente ouvida em comissão

A ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, vai ser ouvida na Comissão de Ambiente e Energia, sobre a gestão de recursos hídricos na região do Algarve e medidas de respostas à situação de seca. A audição foi marcada a requerimento do grupo parlamentar do PSD.

Reunião suplementar sobre o descongelamento da carreira dos professores

Os cinco sindicatos que não assinaram acordo com o Governo, sobre a recuperação do tempo de serviço dos professores, voltam à mesa de negociações esta quinta-feira. A Fenprof, ASPL, SEPLEU, Pró-Ordem e S.T.O.P querem compensações para os professores que estão no topo da carreira, uma vez que consideram que a proposta do Governo vai deixar de fora milhares de professores que estão nos últimos escalões.

INE divulga dados da atividade dos transportes

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar dados relativos à atividade dos transportes no primeiro trimestre do ano. Já o órgão estatístico europeu (Eurostat) tem previsto apresentar os dados relativos ao comércio de retalho e o preço das importações industriais referentes a abril deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião