Português Pedro Machado escolhido para órgão do BCE que vigia os bancos europeus

Pedro Machado é o primeiro português neste órgão de supervisão da autoridade monetária do euro, que esta quinta-feira deverá decidir a primeira descida de juros, antecipando-se à norte-americana Fed.

O português Pedro Machado foi um dos três nomes apontados para suceder aos três representantes do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), cujos mandatos expiram este ano. É a primeira vez que há um português neste órgão que tem como missão vigiar os bancos europeus.

Além de Pedro Machado, também Sharon Donnery e Patrick Montagner foram nomeados como novos representantes do Conselho de Supervisão do BCE, para um cargo de cinco anos não renovável, informou o banco central num comunicado. O BCE estava à procura de três novos membros para aquele que é o órgão máximo da supervisão da banca europeia para sucederem a Elizabeth McCaul, Edouard Fernandez-Bollo e Kerstin af Jochnick, que terminam os seus mandatos este ano.

O português vai ocupar o lugar deixado vago pela sueca Kerstin af Jochnick, cujo mandato termina em dezembro. Pedro Machado é desde março de 2020 membro do Conselho Único de Resolução e Diretor do Planeamento e Decisões de Resolução.

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, Pedro Machado tem vindo a desempenhar várias funções nas áreas de regulação e supervisão bancárias nos últimos 20 anos. Desempenhou funções como consultor jurídico no BCE e no Banco de Portugal. Foi também Chefe de Gabinete do Ministro de Estado e das Finanças (2011-13) e, quando voltou ao Banco de Portugal, exerceu funções de Diretor-Adjunto do Departamento de Supervisão Prudencial do Banco de Portugal, entre 2013 e 2014.

O Conselho de Supervisão, presidido por Claudia Buch, é responsável pelo planeamento e execução das funções de supervisão do BCE. O seu vice-presidente, Frank Elderson, é também membro da Comissão Executiva do BCE.

O Conselho de Supervisão inclui representantes de 21 autoridades nacionais competentes, bem como quatro representantes nomeados pelo BCE. Sharon Donnery, Pedro Machado e Patrick Montagner juntar-se-ão à também representante do BCE, Anneli Tuominen, nomeada em dezembro de 2021, adianta o banco central.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Português Pedro Machado escolhido para órgão do BCE que vigia os bancos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião