Funcionários consulares vão protestar na Suíça contra “injustiça salarial”
Funcionários consulares portugueses a trabalhar na Suíça, Alemanha e França dizem ter os "salários nivelados pelo índice mais baixo das novas tabelas salariais".
Os funcionários consulares que estão a exercer funções na Suíça, França e Alemanha têm vindo a reivindicar contra o que chamam de uma “injustiça salarial”, por terem sido colocados na categoria “extra-tabela”. Perante a falta de resposta do Ministério dos Negócios Estrangeiros decidiram fazer protestos durante a visita do primeiro-ministro e do Presidente da República à Suíça.
Um grupo de 34 funcionários enviou uma missiva a Marcelo Rebelo de Sousa onde “solicitam que este intervenha junto do Governo para eliminar este atentado a direitos adquiridos e interesses protegidos, assegurando a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições”, segundo indicam numa nota enviada às redações.
“Estes funcionários, muitos dos quais com décadas de serviço, foram relegados para a categoria pouco dignificante de “extra-tabela”, vendo agora os seus salários nivelados pelo índice mais baixo das novas tabelas salariais, apesar de se encontrarem anteriormente no topo da carreira”, indicam.
Como não tiveram resposta do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o grupo de funcionários vai aproveitar a deslocação do Presidente da República e do Primeiro-Ministro à Suíça no próximo dia 11 de junho, para “desencadear ações de protesto durante essas ocasiões”. “Estes protestos, embora inevitáveis, não serão agradáveis e têm como objetivo exigir que lhes seja feita justiça e que cesse o vexame a que estão a ser submetidos”, assume o grupo de funcionários.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Funcionários consulares vão protestar na Suíça contra “injustiça salarial”
{{ noCommentsLabel }}