Safe-Crop lança Seguro Apícola “Está bem, abelha!”

  • ECO Seguros
  • 10 Junho 2024

Mais um nicho de mercado vai ser explorado pela Safe-Crop e pela Caravela. Parceria com associação apícola vai começar pretendendo atingir um mercado potencial de 50 milhões de euros em risco.

A Safe-Crop, em parceria com a FNAP – Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, lançou esta segunda-feira, durante a Feira Nacional de Agricultura, um novo seguro destinado a apicultores. Este seguro abrange responsabilidade civil, riscos meteorológicos e doenças – é a solução “Está bem, Abelha!”, colocada em parceria com a seguradora Caravela.

Um bombeiro tenta salvar colmeias durante um incêndio que deflagrou ao início da tarde numa zona de mato em Rio de Mouro no concelho de Sintra em 2022. É um risco comum para os produtores apícolas. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSAJOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Este Seguro de Responsabilidade Civil cobre lesões corporais e materiais causadas a terceiros, oferecendo uma proteção clássica, segundo Filipe Charters de Azevedo, responsável pela Safe-Crop. A cobertura ainda protege terceiros contra riscos decorrentes da atividade apícola.

“Mais diferenciadora é a proteção contra riscos meteorológicos, que cobre colmeias em casos de Incêndio, Queda de raio, tempestades e chuvas intensas, Golpes de calor e Queda de neve”, diz o Charters de Azevedo.

“Estamos aqui para proteger contra catástrofes, compensando o produtor quando as coisas dão errado”. Este tipo de seguro já existe em países tão diferentes como Espanha, Turquia e Reino Unido.

Além disso, o seguro também pode cobrir os riscos de doenças nas colmeias. “No Reino Unido, esta cobertura de doença já existe e acreditámos que poderia ser interessante para os nossos produtores”.

Empresa procura mais mediadores de seguros

“Para o sucesso deste novo modelo de negócio é necessário construir novas redes de distribuição. Continuamos à procura de mediadores e corretores em todo o país. Defendemos que mediadores e corretores precisam de um novo catálogo de produtos especializados. E, no que se refere à agricultura, pecuária e silvicultura, estamos aqui”, diz o CEO da empresa.

Quanto à Vespa Asiática, Charters de Azevedo, refere que se trata de “uma praga que tem de ser combatida de outra forma – riscos certos não podem ser segurados”.

A Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), fundada em 1996, é uma organização socioprofissional com 46 organizações de apicultores filiadas, entre cooperativas, associações e agrupamentos de produtores, oriundas de todo o país e regiões autónomas.

A produção de mel é considerada um “emprego verde” pela União Europeia, na medida em que é uma atividade económica capaz de explorar recursos silvestres, preservando-os e contribuindo de forma positiva para a sua manutenção e renovação. A produção nacional de mel atingiu em 2022 as 11.465 toneladas, das quais cerca de 20% são exportadas. Existem em Portugal 11.471 explorações apícolas e um efetivo de 667.685 colmeias registadas. O valor do setor apícola na economia portuguesa (REL – Rendimento Empresarial Líquido) está avaliado em mais de 15 milhões de euros. O consumo nacional de mel per capita é de 0,7kg/ano.

A Safe-Crop, segundo o seu CEO, está a apostar no crescimento da fileira apícola, uma vez que Portugal é o quinto país da UE que mais importa mel. Em 2021, Portugal importou 7.100 toneladas de mel, representando 4% das importações da UE. Portugal tem cerca de 11,5 mil produtores, dos quais apenas uma pequena parte possui mais de 150 colmeias. “Espera-se que este novo produto ajude a estabilizar o rendimento e aumentar o número de colmeias por produtor, dinamizando a produção efectiva”, acredita o CEO,

Se todos os produtores tivessem seguro, e toda a produção estivesse coberta, o capital em risco seria em torno dos 50 milhões. Charters de Azevedo reconhece que é um produto de nicho: “É impossível ter uma taxa de penetração alvo, tanto mais que é um produto novo e não temos grande tradição de seguros na agricultura, mas queremos estar junto dos nossos produtores. Aliás, de todos os produtores”, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Safe-Crop lança Seguro Apícola “Está bem, abelha!”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião