Portugal é o quinto país da UE com maior peso das pensões no PIB
O gasto com pensões tem vindo a aumentar fruto do envelhecimento da população. Mais de 27% da população da União Europeia era pensionista, em 2021.
Portugal é um dos países da União Europeia onde as pensões de velhice e sobrevivência mais pesam no Produto Interno Bruto (PIB). O país surge quinta posição entre os 27 países do bloco europeu onde estas prestações sociais mais pesaram no PIB, em 2021, segundo dados divulgados esta terça-feira pelo gabinete de estatísticas europeu.
Os países da União Europeia gastaram 1.882 mil milhões de euros com o pagamento de pensões, em 2021, o equivalente a 12,9% do PIB, revela o Eurostat. Apesar dos gastos com estas prestações para a velhice terem aumentado 2,8%, face a 2020, o peso no PIB foi 0,7 pontos percentuais inferior a 2020, ano em que se situou em 13,6%. Esta redução poderá ser justificada com a travagem da economia no ano da pandemia.
No caso português, as pensões de velhice e sobrevivência representaram 14,2% do PIB do país em 2021. Apenas Grécia (16,4%), Itália (16,3%), Áustria (15%) e França (14,9%) apresentaram percentagens superiores a Portugal.
Em sentido oposto, a Irlanda, com um peso das pensões de 4,5% do PIB, Malta (6,4%), Hungria (7%) e Lituânia (7,1%) são os países onde o esforço para pagar pensões é menor.
Com o envelhecimento da população, o número de pessoas a receber pensão tem vindo a aumentar, uma evolução que apenas terá tendência a aumentar nas próximas décadas. Em 2021, 27,2% da população da União Europeia eram pensionistas.
As pensões de velhice representaram 79,9% de todos os gastos com estas prestações sociais e equivaliam a 80,3% dos beneficiários. Já as pensões de sobrevivência eram a segunda maior categoria, sendo responsáveis por 12% destas despesas e 21,3% dos beneficiários, seguidas pelas pensões de incapacidade (7,9% dos gastos e 12,2% dos beneficiários) e, por fim, pelas pensões de desemprego (apenas 0,2% dos gastos e 0,1% dos beneficiários), detalha o Eurostat.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é o quinto país da UE com maior peso das pensões no PIB
{{ noCommentsLabel }}