Governo espanhol dá luz verde à OPA da Bondalti sobre a Ercros
Apenas após a aprovação do Executivo de Sánchez o regulador espanhol poderá decidir se autoriza a oferta da química portuguesa sobre a Ercros, no valor de 329 milhões de euros.
Está dado mais um passo na oferta pública de aquisição lançada pela portuguesa Bondalti sobre a espanhola Ercros, com a autorização do Governo espanhol à operação. Com a luz verde do Executivo, o regulador do mercado do país vizinho pode agora decidir se autoriza a oferta, no valor de 329 milhões de euros sobre a totalidade do capital da Ercros.
O Conselho de Ministros espanhol deliberou, na reunião de 11 de junho de 2024, “autorizar sem condições o investimento estrangeiro da Oferente e do seu investidor final na empresa espanhola Ercros, S.A.”, informou a Bondalti, num comunicado enviado à CNMV.
A química portuguesa lembra que esta autorização sobre o regime de ofertas públicas de aquisição, foi exigido antes da autorização da oferta pela CNMV. “Consequentemente, a
autorização prévia prevista na secção 9 do pedido de autorização do Oferta acima mencionada (“Prévia autorização do artigo 26.2 do Real Decreto 1066/2007”) foi obtida”, conclui o documento.
A Bondalti adianta ainda que relativamente à necessidade de ter a autorização, ou, se for caso disso, a não oposição da Comissão Europeia, a empresa portuguesa refere que de acordo com o Regulamento de Subsídios Estrangeiros, “constatou que os requisitos para necessitar desta autorização não são cumpridos, pelo que esta condição caiu”.
Fica agora livre o caminho para o regulador do mercado de capitais espanhol autorizar a OPA, na qual a empresa do Grupo José de Mello oferece 3,26 euros por cada ação da empresa espanhola, depois de ter aprovado o início de avaliação da oferta, no passado mês de março.
(Notícia atualizada)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo espanhol dá luz verde à OPA da Bondalti sobre a Ercros
{{ noCommentsLabel }}