Como fomentar uma cultura digital nas organizações?

  • Henrique Umbelino
  • 19 Junho 2024

Os próximos anos oferecem uma oportunidade única para as organizações redesenharem o trabalho em torno das pessoas, garantido que estas se mantêm saudáveis, energizadas e relevantes no trabalho.

Não é segredo que a grande maioria das organizações tem vindo a fazer um enorme esforço nos últimos anos para se tornar mais ágil, resiliente e sustentável a longo prazo. No entanto, uma das principais razões pelas quais muitas organizações têm falhado no processo de transformação digital está relacionada com o facto de implementarem novas tecnologias sem mudar a forma como os colaboradores trabalham.

Um dos grandes insights do Global Talent Trends de 2024 da Mercer diz-nos que as organizações com maiores taxas de crescimento, e que passaram por uma transformação profunda nos últimos anos, perceberam a necessidade de mudar mindsets e promover uma cultura que de facto promova a interação entre humanos e máquinas, garantido que as tecnologias que se pretendem implementar façam sentido tanto para o negócio como para as pessoas.

Este movimento só é possível através da capacitação da força de trabalho e da promoção de uma proximidade entre colaboradores e tecnologias. Assim, estas organizações promovem não só uma maior colaboração, como também maiores níveis de inovação e tomada de decisões informadas.

A verdade é que esta relação, que se pretende estreita, entre homem e máquina, ainda não está ao nível esperado na grande maioria das organizações. É exatamente aí que os Departamentos de Recursos Humanos devem intervir e tornarem-se parceiros estratégicos nestes processos de transformação.

De que modo conseguirão as organizações garantir que os seus processos de transformação digital sejam bem-sucedidos?

  1. Através do envolvimento dos colaboradores no desenho e na implementação de novas tecnologias. Ao garantir o alinhamento entre líderes e colaboradores e ao tornar o processo de implementação interativo e com feedback regular, as organizações conseguirão garantir que a adoção das novas tecnologias seja feita com sucesso.
  2. Foco na melhoria da experiência do colaborador. Ao mapear e fazer evoluir a experiência dos colaboradores, as organizações podem garantir um impacto positivo nos momentos que mais importam para os colaboradores. Ao compreender as suas necessidades, as organizações podem criar uma cultura digital que promova a satisfação e o compromisso dos colaboradores.
  3. Ao promover um mindset de desenvolvimento contínuo. É necessário mudar o paradigma atual de know-it all para learn-it all, através da criação de formações e sistemas que promovam a desenvolvimento contínuo. Somente assim será possível maximizar o capital intelectual das organizações ao mesmo tempo que os colaboradores adotam novas tecnologias e/ou formas de trabalhar.
  4. Através de uma gestão da mudança eficaz. Ao comunicar de forma clara o propósito da mudança, ao envolver os colaboradores no desenho ou redesenho dos processos e ao utilizar o feedback como ferramenta de melhoria contínua, as organizações conseguirão garantir a implementação bem-sucedida dos processos de transformação (sejam digitais ou não).

De facto, vivemos tempos sem precedentes, em que os avanços tecnológicos, nomeadamente com a massificação da inteligência artificial, têm causado disrupções que exigem uma reavaliação da forma como trabalhamos e vivemos. Assim, os próximos anos oferecem uma oportunidade única para as organizações redesenharem o trabalho em torno das pessoas, garantido que estas se mantêm saudáveis, energizadas e relevantes no mercado do trabalho.

  • Henrique Umbelino
  • Associate da Mercer Portugal

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como fomentar uma cultura digital nas organizações?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião