Albufeira de Alqueva ganha nova estação náutica no concelho de Moura
A nova Estação Náutica de Moura-Alqueva contempla uma plataforma central de lazer, uma praia fluvial e um parque para autocaravanas. Custou mais de dois milhões de euros.
A nova Estação Náutica de Moura-Alqueva, no distrito de Beja, é inaugurada esta quarta-feira, após um investimento de quase 2,2 milhões de euros para diversificar a oferta turística no concelho e requalificar a zona envolvente da barragem.
O projeto, coordenado pela Câmara Municipal de Moura e desenvolvido em parceria com a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), é composto por uma plataforma central de lazer, uma praia fluvial e um parque para autocaravanas.
“É um projeto que não está terminado e em que vamos somando novos investimentos para consolidar as infraestruturas”, assinalou esta terça-feira à agência Lusa o presidente domunicípio de Moura, Álvaro Azedo.
Em comunicado, a autarquia alentejana explicou que a plataforma central de lazer da estação náutica inclui uma cafetaria, esplanadas e lojas para operadores turísticos. Esta valência resulta de um investimento de cerca de 550 mil euros, assumido em 62,11% pela EDIA e em 37,89% pelo município, tendo sido cofinanciado pelo Turismo de Portugal.
Já a praia fluvial, denominada Praia do Lago, engloba duas piscinas flutuantes e representou um investimento superior a 1,6 milhões de euros. O montante foi assegurado pela câmara municipal e teve cofinanciamento comunitário, no âmbito do programa operacional regional Alentejo 2020.
“Este conjunto de infraestruturas permite a realização de atividades de lazer e desportivas”, realçou a câmara municipal, em comunicado. “Vai diversificar a oferta turística no concelho de Moura e requalificar a zona envolvente da barragem de Alqueva, promovendo o desenvolvimento económico, social e cultural da região”.
De acordo com Álvaro Azedo, uma estação náutica “é um conceito para 12 meses do ano, que alavanca iniciativas e atividades que vão desde o desporto ao recreio até à atividade escolar, entre outras iniciativas, e as infraestruturas têm de dar resposta a essas necessidades e a esses desafios”.
Por isso, no final da presente época balnear a Câmara Municipal de Moura tem previsto o arranque das obras de construção de uma nova zona de estacionamento na estação náutica. Nos planos da autarquia estão igualmente a criação do Centro de Alto Rendimento de Moura e o prolongamento da praia fluvial. “Ou seja, todo aquele complexo vai continuar a crescer e a oferecer uma imensa mais-valia para o concelho”, prometeu.
Vai diversificar a oferta turística no concelho de Moura e requalificar a zona envolvente da barragem de Alqueva, promovendo o desenvolvimento económico, social e cultural da região.
A Estação Náutica de Moura-Alqueva está certificada, desde outubro de 2018, pela Fórum Oceano — Associação de Economia do Mar.
A inauguração da infraestrutura está agendada para as 14h30, estando prevista a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, de acordo com informações divulgadas pela autarquia e pela EDIA.
Além desta, existem na região do Alentejo mais seis estações náuticas: Mértola e Odemira (também no distrito de Beja), Alandroal e Monsaraz (Évora), Avis (Portalegre) e Sines (Setúbal).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Albufeira de Alqueva ganha nova estação náutica no concelho de Moura
{{ noCommentsLabel }}