UE cria linha de crédito para apoiar exportações de PME europeias para a Ucrânia
Mecanismo de garantia de crédito de 300 milhões de euros permite que o Fundo Europeu de Investimento possa utilizar o InvestEU para apoiar as pequenas e médias empresas que exportam para a Ucrânia.
A Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) concordaram esta sexta-feira em criar um mecanismo de garantia de crédito à exportação para a Ucrânia no valor de 300 milhões de euros.
O acordo permite que o FEI possa utilizar o programa de investimento InvestEU para apoiar as pequenas e médias empresas europeias que exportam bens e serviços para a Ucrânia.
Esta iniciativa, segundo um comunicado do Executivo comunitário, faz parte do esforço da União Europeia (UE) para apoiar a recuperação económica da Ucrânia através da promoção do comércio e dos intercâmbios económicos.
Nas próximas semanas, o FEI lançará um convite à manifestação de interesse para começar a oferecer garantias às agências de crédito à exportação, a fim de apoiar as empresas dos Estados-membros da UE, bem como da Noruega e da Islândia, que pretendam exportar para a Ucrânia.
O acordo foi assinado à margem da reunião dos ministros das Finanças da UE, no Luxemburgo, que tinha o apoio à Ucrânia como uma das prioridades na sua agenda.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UE cria linha de crédito para apoiar exportações de PME europeias para a Ucrânia
{{ noCommentsLabel }}