Bancada.pt. O novo site de futebol… ao centro

O jornalista António Tadeia e a Clever Advertising juntaram-se para lançarem um novo jornal online dedicado ao futebol. "Ao centro do espetro futebolístico".

Se escrever bancada.pt no browser do seu computador, vai parar a um novo jornal online especializado em futebol. “Queremos fazer um site de jornalismo sobre futebol, algo que responda à necessidade que encontrámos no público de um espaço plural, de informação desportiva que se coloque rigorosamente ao meio do espetro clubístico. Algo que reconcilie o público do futebol com o jornalismo. Daí o nosso mote: futebol de verdade”, diz António Tadeia, jornalista e diretor da nova marca de informação.

Com um orçamento, para o primeiro ano de atividade, da ordem dos 300 mil euros, entre todos os aspetos de desenvolvimento do site, marketing, publicidade e jornalismo, o bancada.pt “é um projeto low budget porque preferimos avançar com passos certeiros e seguros”, antecipa o diretor. “O projeto nasce da minha parceria com a Clever Advertising, uma empresa tecnológica especializada em marketing digital e publicidade online”. E não há outros parceiros até ao momento.

Qual é a referência no jornalismo desportivo? “As minhas referências são as do “serious journalism” britânico. Nunca vi futebol tão bem tratado como pelo Guardian, pelo Times, pelo Telegraph ou em última análise pelo Financial Times. Agora, fazer o que eles fazem não é tarefa fácil. Se calhar não é para o nosso talento e de certeza que não é para a nossa carteira ou para o retorno que nos dá o nosso mercado”.

Tadeia já esteve nas redações do jornal O Jogo, do Record, do Correia da Manhã e do Público, além de ser comentador desportivo da RTP. Dessa experiência, resulta também o posicionamento do Bancada.pt. “Não queremos alienar público, como é evidente. Mas sendo a nossa aposta no digital, é natural que nos viremos mais para um público mais jovem. A atenção ao grande futebol – o futebol internacional – tem a ver com a noção de que para a nova geração o futebol não tem barreiras e com a certeza de que não queremos fazer um produto superficial só porque é para jovens. Aliás, também apostamos muito na memória”. Tadeia revela que, no site, estará a coleção completa dos 194 episódios do F80 já publicados no seu site pessoal. “Deixo a garantia de que voltarei a alimentar esse projeto em breve”, acrescenta.

E quem vai fazer o bancada.pt? Tadeia esclarece. “A equipa base é composta por cerca de uma dezena de jornalistas, aos quais acrescem os nossos colunistas. Apostámos na opinião profissional, assegurada por gente do calibre do Carlos Daniel, do Manuel Fernandes Silva e do Luís Catarino, bem como de jornalistas estrangeiros de renome: já garantimos alguns, estamos ainda em conversas com outros”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancada.pt. O novo site de futebol… ao centro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião