Italiana Yolo prepara-se para comprar corretora Kalibo

  • ECO Seguros
  • 25 Junho 2024

Yolo quer comprar 100% da Kalibo. A compra está dividida em duas fases, começando com a aquisição de 51% da corretora pagando até 3,7 milhões de euros.

O grupo italiano Yolo, insurtech com presença internacional, vai comprar a corretora espanhola Kalibo. Segundo o comunicado da Yolo, a aquisição será feita numa primeira fase com a aquisição de 51% da corretora e, passados quatro anos, os restantes 49%.

Gianluca De Cobelli, cofundador e Diretor Executivo do Grupo Yolo e Miguel de las Morenas, Diretor Executivo da Kalibo acrediam que a parceria vão impulsionar a digitalização das suas operações.

O acordo prevê que a aquisição na primeira fase tenha um custo de até 3,7 milhões de euros, sujeito a redução com base na liquidez distribuível da corretora espanhola em 31 de dezembro de 2023. Para o pagamento a Yolo irá recorrer a numerário através dos recursos gerados do aumento de capital.

A aquisição dos restantes 49% está prevista após a aprovação do orçamento de 2027 ou das demonstrações financeiras de 2018 da Kalido, em função do desempenho da empresa. O preço será calculado com base nas receitas e do EBITDA.

Importa salientar que toda a equipa da Kalibo se manterá após a aquisição, cuja conclusão está prevista para o terceiro trimestre deste ano, estando ainda sujeita à aprovação do órgão supervisor de seguros espanhol.

A insurtech pretende com esta aquisição reforçar a sua presença internacional e consolidar o modelo de negócio híbrido (integrando a distribuição digital e física, por exemplo). Uma vez que a Kalibo oferece produtos de seguros a particulares, profissionais e empresas e se estabeleceu no modelo B2B2C, combinando a distribuição digital e presença territorial “características que a tornam sinérgica com o modelo de negócio da Yolo”.

Gianluca De Cobelli, cofundador e Diretor Executivo do Grupo YOLO, declarou que “a Kalibo, que conseguiu construir uma posição sólida ao longo dos anos, tem um modelo de negócio que complementa na perfeição o da YOLO. Existem, portanto, condições para desenvolver sinergias importantes e impulsionar o crescimento de ambas as empresas empresas”.

A Yolo consolida a sua oferta de serviços em duas atividades, nomeadamente, na distribuição digital de produtos de seguros de seguradoras e outras instituições financeiras e na distribuição de produtos de seguro através da sua rede de cerca 60 parceiros, onde adotou um modelo híbrido (digital e físico), implementado através da aquisição de corretores tecnológicos com operações físicos.

Para Miguel de las Morenas, Diretor Executivo da Kalibo “A transformação do mercado dos seguros exige uma revisão dos modelos de distribuição que tenha em conta a importância crescente da componente digital. Para a Kalibo, era importante identificar um parceiro digitalmente nativo com conhecimentos tecnológicos e uma sólida experiência. Vemos a Yolo como o parceiro ideal para nos apoiar no caminho que já iniciámos há alguns anos”.

A insurtech introduziu uma plataforma que permite aos distribuidores de seguros integrar ferramentas digitais no seu modelo de gestão e distribuição física, à qual aderiram até agora 450 corretores.

A Kalibo ultrapassou os 3 milhões de euros em receitas em 2023, registou um EBITDA de 15%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Italiana Yolo prepara-se para comprar corretora Kalibo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião