Programa europeu convoca PME portuguesas para missões empresariais ao Japão e Coreia do Sul
Programa europeu vai permitir a participação de 1.000 empresas inovadoras em 20 missões empresariais e em feiras, até 2027, com vista a reforçar as relações comerciais com estes mercados.
A Ásia vai ficar mais perto para as pequenas e médias empresas (PME) portuguesas, que vão contar com a ajuda da União Europeia para se promoverem no Japão e na República da Coreia. Lançado pela União Europeia em colaboração com a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), o programa “EU Business Hub – Japão e República da Coreia” pretende levar, até 2027, 1.000 empresas inovadoras da região dos setores das tecnologias verdes e sustentáveis, soluções digitais e saúde e equipamentos médicos a estes dois mercados, num total de 20 missões empresariais e feiras.
As missões serão divididas pelos dois países – 10 missões empresariais no Japão e 10 na República da Coreia – ao longo dos próximos quatro anos, permitindo, em cada missão, a um grupo de 50 empresas inovadoras da UE beneficiar de um acompanhamento empresarial abrangente e personalizado, que inclui serviços de consultoria e coaching para adquirir, ou aprofundar, os seus conhecimentos sobre a cultura empresarial nestes mercados, adianta a CCIP em comunicado.
Os principais objetivos do programa, assim como os serviços oferecidos, serão explorados num evento organizado no salão nobre da CCIP, em Lisboa, no próximo dia 9 de julho.
O programa EU Business Hub – Japão e República da Coreia financia 10 missões empresariais ao Japão e outras 10 à República da Coreia com 50 empresas cada, ao longo dos próximos quatro anos, para apoiar a exportação para estes dois mercados asiáticos.
A participação nestas missões — nas quais as empresas se podem candidatar através do site do programa e cujas despesas de participação nas missões ou feiras são totalmente
cobertas pelo projeto, com exceção dos voos e de eventuais despesas administrativas — será uma oportunidade para estabelecer contactos com potenciais parceiros através da participação em sessões de matchmaking B2B, aceder a análises setoriais aprofundadas e, ainda, obter apoio com serviços de tradução, refere o mesmo comunicado.
“O programa EU Business Hub é um instrumento importante, pois neste sentido: ajudará as nossas PME e as nossas empresas a aproveitarem as oportunidades oferecidas pelo Acordo de Comércio Livre entre a UE e a República da Coreia e as parcerias Verde e Digital. Sendo a UE o terceiro parceiro comercial da Coreia e o primeiro investidor estrangeiro, este programa de matchmaking reforçará definitivamente a nossa ação externa em relação às PME e às start-ups na República da Coreia”, explicou a embaixadora da União Europeia na República
da Coreia, Maria Castillo-Fernandez, referindo-se à participação neste mercado asiático.
Já no que se refere ao Japão, o embaixador da UE, Jean-Eric Paquet, referiu que “enquanto segundo maior parceiro comercial da UE na Ásia, o Japão apresenta um mercado lucrativo para as PME europeias, prevendo-se que a sua resiliente economia sustente um crescimento de 1% do PIB para além de 2023, impulsionado principalmente pela procura interna robusta, oferecendo
amplas oportunidades para as empresas da UE aproveitarem”.
Enquanto segundo maior parceiro comercial da UE na Ásia, o Japão apresenta um mercado lucrativo para as PME europeias, prevendo-se que a sua resiliente economia sustente um crescimento de 1% do PIB para além de 2023.
“O programa EU Business Hub fornece às empresas da UE apoio prático para a entrada no mercado, posicionando as missões empresariais como parte de uma estratégia mais ampla para a expansão global, estabelecendo as bases para o crescimento sustentado nos dinâmicos mercados asiáticos”, remata o embaixador europeu no Japão.
O programa EU Business Hub – Japão e República da Coreia, financiado pela União Europeia, visa reforçar as atividades de exportação e investimento das empresas da UE e promover cadeias de valor mais resilientes, sustentáveis e tecnologicamente avançadas com ambos os mercados.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Programa europeu convoca PME portuguesas para missões empresariais ao Japão e Coreia do Sul
{{ noCommentsLabel }}