Barómetro ACEGE: Empresários acreditam que Portugal vai voltar ao défice em 2024
Barómetro ACEGE indica que 45,64% dos empresários acredita que as contas públicas vão voltar a entrar no 'vermelho' este ano, mas 71,74% está confiante num crescimento do PIB de 1,5%.
A maioria dos empresários portugueses acredita que Portugal vai voltar a ter um défice orçamental este ano (45,64%), embora o número de empresários que espera um excedente fique muito próximo (43,48%), de acordo com o Barómetro ACEGE de junho.
A opinião dos empresários foi expressa entre os dias 25 e 26 de junho, já após a divulgação pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) de que o Estado registou um défice orçamental de 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre deste ano, em contabilidade nacional.
Apesar de o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, estimar (mesmo perante os dados do INE) um ligeiro excedente orçamental, na ordem de 0,2% ou 0,3% do PIB para a globalidade do ano, 10,87% indicaram não saber ou não responderem sobre se as contas públicas portuguesas iriam voltar a entrar no ‘vermelho’.
Contudo, os empresários estão mais otimistas sobre o comportamento da economia portuguesa, com 71,74% a acreditar que o PIB irá avançar 1,5% este ano, contra 20,29% que não acreditam e 7,97% que não sabem ou não respondem.
Confiança dos empresários em máximos de 2014
A confiança dos empresários sobre o futuro do país não era tão elevada desde há 10 anos, indicam os dados do Barómetro. O Barómetro revela que 57% dos empresários estão otimistas, o nível mais elevado desde junho de 2004 (60%) e maio de 2014 (68%).
Em detalhe, 2,17% está atualmente francamente otimista e 55,07% está moderadamente otimista, contra 21,74% moderadamente pessimista, 3,62% francamente pessimista e 17,39% nem pessimista, nem otimista.
Sete em cada dez empresários mostram-se também otimistas em relação à sua empresa, com 10,87% a mostrarem-se francamente otimistas e 62,32% moderadamente otimistas. Por seu lado, 18,84% não está nem pessimista, nem otimista e 7,97% assume-se moderadamente pessimista.
Nota: O Barómetro é uma iniciativa mensal realizada em colaboração com o jornal ECO, Rádio Renascença e Netsonda, e tem como objetivo saber a opinião dos Associados da ACEGE sobre temas da atualidade, não sendo por isso uma sondagem de opinião. Foi enviado por email a 1.094 associados da ACEGE, através de uma plataforma da Netsonda, e esteve aberto 48h, nos dias 25 e 26 de junho, tendo respondido 138 pessoas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Barómetro ACEGE: Empresários acreditam que Portugal vai voltar ao défice em 2024
{{ noCommentsLabel }}