Madrid lidera a formação e o acesso à procura na indústria do espetáculo, segundo a última análise do Instituto Coordenadas

  • Servimedia
  • 28 Junho 2024

A nova indústria do entretenimento tem registado um crescimento exponencial nas últimas décadas, impulsionada pelos avanços tecnológicos e pela crescente procura de conteúdos audiovisuais e digitais.

Este setor não só aumentou a sua dimensão e alcance, como também aumentou a procura de profissionais qualificados para responder às exigências de um público global cada vez mais exigente, de acordo com a última análise do Instituto Coordenadas.

Neste contexto, Madrid, de acordo com o relatório, tornou-se um dos principais pólos de produção, com o sucesso da Madrid Content City em Tres Cantos; e também concentra a oferta de formação mais ampla e inovadora. A capital acolhe as 5 principais escolas de formação profissional (VET) e universitárias que desempenham um papel crucial na preparação de novos profissionais com as qualificações exigidas pelos operadores da nova indústria. Estes programas não só dotam os estudantes de competências técnicas e criativas, como também os preparam para cargos que oferecem salários competitivos, muitas vezes superiores aos das profissões tradicionais com diplomas superiores.

As principais escolas destacadas no relatório são: The Core, a Escola Superior de Audiovisuais do Grupo Planeta, situada no coração da Cidade dos Conteúdos de Madrid e que oferece todas as linhas de formação superior, desde os Ciclos de Formação de Nível Superior (FP), passando pelos Mestrados, até às Licenciaturas, sempre em relação com as áreas de conhecimento exigidas pela indústria do espetáculo. Localizada em Tres Cantos, oferece uma formação eminentemente aplicada graças ao excelente equipamento do seu campus, concebido em conjunto com os seus parceiros, Secuoya e Antena 3, e uma vasta gama de estágios em empresas do setor.

ECAM (Escuela de Cinematografía y del Audiovisual de la Comunidad de Madrid), um estabelecimento de ensino de renome que oferece programas de formação em cinema e meios audiovisuais. Situada em Pozuelo de Alarcón, os seus programas incluem realização cinematográfica, guionismo, produção, montagem, som, animação e efeitos especiais, entre outros. TAI (Escuela Universitaria de Artes y Espectáculos TAI) com programas em disciplinas artísticas como cinema, fotografia, música, artes cénicas e artes plásticas. Situada no centro de Madrid, está orientada para a criatividade e a inovação.

UTAD (Universidade de Tecnologia e Arte Digital) especializada em tecnologia e arte digital, com programas em videojogos, animação, design digital, engenharia de software e realidade virtual, localizada em Las Rozas. A UDIT (Universidade de Design, Inovação e Tecnologia) centrou-se em programas de design, inovação e tecnologia, oferecendo formação em design gráfico, design de interiores, design de moda e tecnologia aplicada ao design.

A este respeito, o último relatório da PwC sobre a indústria do entretenimento e dos meios de comunicação social (E&M) destaca a importância económica deste setor em Espanha e a necessidade urgente de formar novos profissionais qualificados. Com uma previsão de crescimento anual composto de 4,6% até 2027, atingindo 35.011 milhões de euros, a indústria do entretenimento é uma das áreas mais dinâmicas e promissoras da economia espanhola.

De acordo com a análise, os estudantes formados em centros de formação profissional (VET) e universidades especializadas no setor do entretenimento terão uma vantagem significativa no mercado de trabalho. As instituições que lideram esta área estão a oferecer uma educação de vanguarda, adaptada às necessidades de uma indústria em rápida evolução e com uma elevada procura de novas competências tecnológicas e criativas.

Do mesmo modo, os dados confirmam que os profissionais formados nestas escolas podem alcançar salários elevados, comparáveis ou mesmo superiores aos dos licenciados em disciplinas tradicionais. Os domínios da animação, dos efeitos especiais, do desenvolvimento de jogos de vídeo e da produção audiovisual, em particular, oferecem oportunidades de emprego bem remuneradas devido à elevada procura de competências especializadas e ao caráter global do mercado do entretenimento. Os novos profissionais destas escolas estão a igualar os recém-licenciados da Universidade Carlos III de Madrid (UC3M), da Universidade Pompeu Fabra (UPF) ou da Universidade de Navarra (UNAV), que são as universidades com os salários médios mais elevados em Espanha.

O Core, a ECAM, o TAI, a UTAD e a UDIT estão a atingir taxas de empregabilidade de 90% nos primeiros seis meses após a conclusão dos estudos; com salários iniciais muito competitivos ou rendimentos que superam a média nacional, com remunerações que variam entre 30.000 e 50.000 euros por ano, dependendo da dedicação e da especialização. E o estudo reflete também a elevada procura destes profissionais, que responde ao crescimento e dinamismo da nova indústria, e a atração de Espanha como destino de produção de entretenimento; e o trabalho de longa data de organizações como a Spain Film Commission, ou a já mencionada Madrid Content City, onde a Netflix abriu recentemente a sua sede europeia. Uma verdadeira declaração de intenções.

Jesús Sánchez Lambas, vice-presidente executivo do Instituto Coordenadas de Governação e Economia Aplicada, considera que “o entretenimento vai crescer exponencialmente devido ao novo estilo de vida e à nova realidade laboral, e a procura destes perfis vai crescer em conformidade”, e acrescenta que “é muito importante que Madrid tenha capitalizado a tendência para se tornar um hub e, também, para oferecer a melhor oferta académica”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Madrid lidera a formação e o acesso à procura na indústria do espetáculo, segundo a última análise do Instituto Coordenadas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião