Governo e LALIGA partilham ferramenta de monitorização do discurso de ódio

  • Servimedia
  • 28 Junho 2024

O Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migrações e a LALIGA vão assinar em setembro um acordo para partilhar a ferramenta 'MOOD' de monitorização e análise do discurso de ódio.

O anúncio foi feito pela ministra da Inclusão, Segurança Social e Migração, Elma Saiz, esta sexta-feira, durante a apresentação do balanço da campanha contra o racismo no desporto “Este jogo vamos ganhar”, onde também esteve presente o presidente da LALIGA, Javier Tebas.

A ferramenta, fornecida pela Liga de Futebol Profissional, irá otimizar a estratégia de monitorização levada a cabo pelo Observatório Espanhol do Racismo e da Xenofobia (Oberaxe), através da escuta ativa nas redes sociais de ações racistas e discursos de ódio de todos os tipos.

Esta missão fará parte de um acordo entre o Ministério e a LALIGA com o objetivo de “prevenir episódios de violência, enfrentá-los e trabalhar concretamente contra o racismo e a xenofobia”, segundo Saiz.

Por outro lado, serão desenvolvidas campanhas de comunicação e sensibilização, bem como no domínio da formação através de um módulo sobre o racismo no futebol de base e de diferentes colaborações específicas com a Fundação LALIGA.

Saiz sublinhou que “não podemos ficar de braços cruzados perante os discursos de ódio, que se multiplicaram nos últimos tempos devido, em grande medida, à sua difusão na Internet e nas redes sociais. Com esta ferramenta, estamos certos de que melhoraremos o nosso diagnóstico e poderemos atuar em conformidade”.

Por seu lado, Tebas concordou com a importância de continuar a atuar contra o racismo. “Aderir a projetos como este do governo, trabalhando em conjunto, confirma o esforço investido até agora. Este acordo marcará um antes e um depois na luta contra a violência e o ódio”, afirmou.

RESULTADOS

Além disso, durante o dia, os resultados da campanha de comunicação “Este jogo vamos ganhar” foram apresentados pela directora do Oberaxe, Karoline Fernández. Esta iniciativa, realizada durante quatro semanas com atividades informativas nas redes, principalmente, e enquadrada no projeto europeu SCORE ‘Sport Cities opposing Racism in Europe’, teve mais de 102 ‘posts’ nas redes sociais, com mais de 300.000 impressões; chegou a mais de 85 meios de comunicação nacionais e internacionais, e a 1,7 milhões de ‘newslatter’, que recolheram mais de 560.000 aberturas.

“O discurso do ódio não tem lugar em nenhuma área da sociedade e o desporto é um excelente local para o reivindicar”, afirmou a ministra. O talento não compreende a cor da pele, a origem ou a classe social, e o futebol é um excelente exemplo de integração dos melhores talentos, embora ainda haja muito a fazer em termos de discurso de ódio e é aí que nos vamos concentrar neste acordo”, acrescentou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo e LALIGA partilham ferramenta de monitorização do discurso de ódio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião