Dívida pública dá salto de 3,7 mil milhões de euros em maio
Endividamento das administrações públicas aumentou em maio devido à emissão de dívida. Atingiu os 277,1 mil milhões de euros no final do quinto mês do ano, segundo o Banco de Portugal.
A dívida pública portuguesa deu um salto de 3,7 mil milhões de euros em maio, subindo para 277,1 mil milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.
O aumento do endividamento público refletiu o acréscimo de 5,3 mil milhões de euros nos títulos de dívida, incluindo a emissão sindicada de três mil milhões a 30 anos levada a cabo pelo IGCP naquele mês. “Mais do que compensou a redução de 1,4 mil milhões nos empréstimos, principalmente de curto prazo, e de 200 milhões nas responsabilidades em depósitos”, indica o supervisor.
Os dados mostram que a subida da dívida pública se traduziu num reforço da liquidez dos cofres das administrações públicas, cujos depósitos aumentaram 3,6 mil milhões de euros relativamente a abril. Totalizavam os 15,6 mil milhões de euros.
Ou seja, deduzida desses depósitos, a dívida pública registou um aumento de 100 milhões de euros em maio, atingindo os 261,5 mil milhões, segundo o Banco de Portugal.
Dívida pública volta a subir
Fonte: Banco de Portugal
O IGCP tende a financiar-se nos mercados sobretudo durante o primeiro semestre, tendo em conta que o segundo conta com o período das férias de verão e ainda do Natal e fim de ano, o que ajuda a explicar a tendência de agravamento da dívida pública nos primeiros meses do ano.
As perspetivas do Governo e das entidades oficiais apontam para uma redução da dívida pública para perto dos 90% do PIB em 2025 (com o desempenho da economia a ajudar). O Executivo prevê uma queda do rácio para 91,4% do PIB no final do próximo ano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dívida pública dá salto de 3,7 mil milhões de euros em maio
{{ noCommentsLabel }}