Fórum Nacional de Seguros 2024 arrancou com 2500 profissionais
O 1º dia do Fórum Nacional de Seguros ficou marcado pelos mais de 2500 visitantes. O evento, organizado pelo ECO Seguros e pela Zest, decorre até esta quarta-feira, na Alfândega do Porto.
Foram mais de 2500 profissionais que se juntaram, esta terça-feira, na terceira edição do Fórum Nacional de Seguros (FNS). Os vários players do setor segurador vão continuar a marcar presença, até quarta-feira, na Alfândega do Porto, onde se continuará a debater as principais novidades e desafios do setor.
Ao longo de todo o dia foram realizados oito painéis de debate, duas entrevistas e várias apresentações, que abordaram temas como o aumento da longevidade e o impacto para o setor segurador, as novas oportunidades para seguros de vida e pensões, a sustentabilidade do ecossistema dos seguros de saúde, as corretoras enquanto redutoras de lacunas de proteção, e a tecnologia no setor dos seguros.
A Universalis foi um dos mais dos 40 stands presentes no evento, que aproveitou o momento para destacar a sua nova fase: “Desde outubro, fazemos parte do quinto maior broker do mundo, que é o grupo Acrisure. Portanto, estamos aqui hoje com o lançamento do co-branding entre a Universalis e a Acrisure e entendemos que não havia melhor local do que fazê-lo no fórum”, referiu José Rodrigues, diretor geral da Universalis.
Também o stand da Carglass Portugal, que faz parte do Fórum Nacional de Seguros desde a primeira edição, aproveitou para partilhar o serviço QIV online, que facilita o acesso dos clientes à Carglass. De acordo com Miguel Ferreira, Sales Manager da Carglass Portugal, este serviço conta com “índice de satisfação acima de 85%”.
Já a Semper estava a dar mais visibilidade a dois produtos novos, nomeadamente seguros para máquinas casco e produtos cyber. “Estamos aqui para fazer este lançamento e divulgação”, referiu David Sousa, diretor da Semper, que acrescentou a importância deste evento para “estreitar relacionamentos” e ficar a par das “novidades que vão surgindo no setor”.
Nesse seguimento, Rui Ferreira, diretor comercial da Lusitania Seguros, também reconheceu relevância deste evento, no qual estavam a divulgar todos os seus produtos generalistas: “Juntam-se aqui os principais operadores do mercado, sejam eles seguradores, sejam os que pertencem à distribuição. Portanto, é uma excelente oportunidade de contacto e de disponibilização de informação e conhecimento”.
Rever e angariar mais parceiros motiva participação
Entre os vários motivos que trouxeram mais de 40 marcas de seguros a este evento, há um que se destaca: a angariação de parceiros. Luís Malcato, administrador da Azuaga Seguros, uma seguradora especialista no ramo de caução, revelou que a experiência dos anos anteriores lhe permitiu perceber a “enorme potencialidade” do fórum. “Acreditamos que é um bom fórum para estar presente e para ter contactos com o setor segurador”, disse.
A mesma opinião foi partilhada por Renato Moedas, responsável pelas parceiras na Mudey Pro, que mostrou interesse em atrair parceiros para trabalharem nesta plataforma, que promete simplificar e descomplicar os seguros: “Temos de continuar a angariar mais parceiros para lhes mostrar esta nova tecnologia. O nosso objetivo é tirar a carga administrativa aos mediadores e fazê-los ganhar tempo para se poderem dedicar a outras coisas, seja a angariar mais clientes, seja na sua vida pessoal“.
“O nosso principal objetivo aqui é fazer parcerias com outros mediadores para alargar a nossa rede de agentes e comercialização“, afirmou Nuno Santos, Diretor-geral da Diagonal corretora de seguros.
Por sua vez, Fernando Marques, sócio-gerente da Methodus, revelou que procura aprofundar, com a participação neste evento, o seu “programa de internacionalização em nichos de mercado”. “A relação internacional permite-nos responder às necessidades que o mercado tem, mas que as seguradoras tradicionais não conseguem fazer“, garantiu.
Essas relações também foram destacadas por Mafalda Costa, Team Leader na equipa de gestão de rede na Innovarisk, que enalteceu a capacidade do evento de reafirmar parcerias que já existam: “Acho que o fórum é uma excelente maneira de nos conectarmos com os nossos parceiros. As nossas soluções são de nicho e é importante estar nestes espaços, que são poucos em Portugal, para divulgar as nossas soluções e ficarmos cada vez mais próximos dos nossos parceiros”.
“O que vimos cá trazer é a nossa rede de parceiros, que é um programa que temos de apoio à rede de mediação, no qual conseguimos dar uma mais valia ao nosso agente, ao nível de serviços, de produtos no mercado e ao nível de soluções em seguradoras nacionais e internacionais, assim como melhorar o seu apoio administrativo e também a sua remuneração”, disse, neste sentido, Diogo Oliveira, diretor comercial SEGUP.
Ainda nesta linha, Mário Santos, Managing Partner da Special Insurance, uma empresa que explora seguros de nicho de mercado, partilhou: “Este é o fórum ideal para conhecermos novos colegas, revermos outros já existentes e, no fundo, tentar realizar negócios ou parcerias que nos levem a fazer negócio”.
FNS reconhecido como evento de referência nacional
São vários os participantes que já repetem a sua visita ao Fórum Nacional de Seguros, mas até mesmo os mais recentes confessam que o impacto e a notoriedade que este evento tem a nível nacional foi fator determinante para marcarem presença nele. Rui Diniz, CEO da Planicare, uma companhia do ramo da saúde, revelou que “sendo uma seguradora que quer ser cada vez mais nacional e marcar presença no mercado”, tinham de “estar presentes num evento como este, que é muito relevante no setor segurador”.
Por sua vez, Nuno Santos, da Prevóir, afirmou que mostra “é bastante importante para a marca”. “Dá-nos uma dinamização comercial mais credível”, partilhou. Essa credibilidade também foi enaltecida por João Rodrigues, Coordenador da rede de prestadores da Mediplus Portugal, um TPA de seguros e planos de saúde, que explicou a importância de participar no evento para atrair mais clientes: “Este é o fórum de seguros e, por consequência, dos seguros de saúde. Nós queríamos marcar presença porque a nossa entrada no mercado português é ainda recente. Entramos há cerca de um ano e meio e queremos ser vistos, queremos conhecer e mostrar aquilo que podemos fazer pelos clientes”.
A presença no fórum como alavanca no mercado segurador também foi referida por Miguel Pinheiro, Sales Manager da Lluni, que revelou ter decidido regressar ao fórum por considerar que “continua a ser um dos maiores eventos em termos de mercado de seguros“, ao mesmo tempo que realçou a sua importância para “fazer contactos formais e informais com os clientes parceiros e futuros clientes”.
“Achamos que faz sentido estar com parceiros, distribuidores, fornecedores. É importante afirmar a nossa marca, que é líder em Portugal na corretagem de seguros, e consideramos que é muito relevante estar aqui, junto do fórum de mercado de seguros em Portugal, para dar visibilidade“, assegurou Carlos Martins, Chief Operating Officer da SABSEG, um corretor generalista.
Filipe Charters de Azevedo, Sócio Gerente da Safe Crop, também referiu a visibilidade do FNS, que considera “o maior fórum de seguros do país e onde estão praticamente todos os mediadores, corretores e principais companhias“. “Estamos à procura de agentes e mediadores que queiram trabalhar connosco num produto de nicho, que é o ramo agrícola. Por isso, queremos expandir a nossa rede de distribuição, estar em todos os concelhos e este é o sítio onde podemos encontrar toda a gente e falar das necessidades do setor”, acrescentou.
Por sua vez, Nuno Megre, Head of Sustainability na Generali Tranquilidade, foi mais longe e afirmou mesmo que este é “um evento obrigatório para os principais players do mercado“. Players esses que, ao marcarem presença no fórum, levaram Francisco Correia, Técnico de Suporte Especialista I2S Brokers, a assegurar: “É um evento onde vale a pena participar, já que aqui vemos todas as pessoas que estão envolvidas no negócio dos seguros, publicitamos a nossa solução e conhecemos mais pessoas da área”.
“Este evento tem um lugar no mundo dos seguros, por isso eu acho que já não pode passar ano nenhum sem que haja este evento porque está aqui toda a gente“, garantiu Hugo Gonçalves, CEO da Libax, que foi corroborado por Tasso Franco, Gerente de Contas da Sammy Free: “É um evento muito importante para o setor. Participamos no ano passado e achamos um evento de extrema importância para divulgarmos os nossos produtos e fazer networking com outros players do setor“.
“É sempre uma boa experiência porque é um fórum que permite-nos estar com os nossos parceiros, com os nossos colegas, e é sempre gratificante. Também as palestras são ótimas porque nos permitem adquirir novos conhecimentos e estar a par das tendências de mercado e por isso é sempre bom nós fazermos parte”, concluiu Mónica Nicolau, Diretora Comercial April Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fórum Nacional de Seguros 2024 arrancou com 2500 profissionais
{{ noCommentsLabel }}