Fórum Nacional de Seguros 2024: O poder das parcerias
Depois de dois dias dedicados a painéis de debate e entrevistas sobre o setor segurador, a terceira edição do Fórum Nacional de Seguros chegou hoje ao fim. O evento recebeu mais de 2500 pessoas.
A terceira edição do Fórum Nacional de Seguros terminou, esta quarta-feira, depois de dois dias de debates, palestras e várias entrevistas sobre o setor segurador. Ao todo, foram mais de 2500 as pessoas que marcaram presença neste evento, que decorreu na Alfândega do Porto.
O primeiro dia ficou marcado pela enorme afluência de profissionais, que visitaram os mais de 40 stands presentes no FNS e assistiram aos painéis de debate da conferência. E hoje, apesar de o evento ter decorrido apenas durante a manhã, também voltou a encher com os vários players do setor segurador, que continuavam a promover as suas marcas.
Essa promoção acontece quase que de forma natural a todas as marcas que participam no Fórum Nacional de Seguros por ser um espaço que junta a maior parte das empresas do setor segurador em Portugal. Zenaida Frias, da AQS, reconheceu este feito ao partilhar que o principal objetivo de marcarem presença no evento é precisamente para “a angariação de novos players, que pretendam fazer uma troca de sinergias”.
A mesma ideia foi partilhada por Sofia Oliveira, Diretora dos Ramos Saúde e Vida e Acidentes Pessoais na IBK: “Sem dúvida que o fórum é um dos momentos altos da atividade e não podíamos deixar de comparecer na Alfândega, que reúne quase todas as seguradoras e onde há uma partilha de conhecimento imensa”.
Novos stands e novas marcas
Este ano, o Fórum Nacional de Seguros também ficou marcado pelas novas marcas que decidiram marcar presença no evento com os seus stands, quer para divulgar o seu trabalho, quer para angariar novos parceiros. Paulo Ferreira Almeida, Executive Committee Member Head of Distribution North da VCS, é um desses exemplos e explicou: “Nós estamos aqui pela primeira vez porque é um evento onde toda a comunidade de seguros se junta e há uma troca de experiências e de partilhas. Queremos absorver um bocadinho disso e estabelecer uma mais-valia para os nossos associados e parceiros, que estão mais nesta zona do país“.
Por sua vez, Nuno Catarino, administrador comercial da Una, uma seguradora com “oferta para todos os ramos, seja para empresas, seja para particulares”, garantiu que o que os motivou a participar no FNS 2024 foi a necessidade de estar “junto da rede de mediação, que são os participantes deste fórum e dos nossos distribuidores e clientes, que são os mediadores, por isso não podíamos faltar“.
Esta proximidade com o terreno também foi mencionada por Ricardo Raminhos, Administrador Executivo da Mgen Portugal, como fator decisivo para estarem presentes no evento. “Nós temos a maior parte da nossa atividade baseada no modelo de distribuição com os mediadores de seguros, portanto faz todo o sentido estar aqui com eles e acompanhá-los nesta jornada, discutir o que vem a seguir e qual a próxima fase de evolução de mercado“, disse.
João Aguiar, Mediador da Zurich, foi mais longe e disse, até, que o Fórum Nacional de Seguros “devia acontecer mais vezes”, ideia corroborada por João Silva, Diretor de Seguro de Crédito e Caução da Specialty Risks, que acrescentou: “Este fórum é, sem dúvida, o maior palco para a indústria dos seguros. Achamos que temos de cá estar porque como somos uma empresa relativamente recente, faz todo o sentido que estejamos ao pé dos nossos clientes, que são os outros corretores e agentes”.
“Achamos que este certame começa a ter uma expressão nacional e até internacional e, por isso, achamos que é o sítio ideal para divulgarmos a nossa empresa”, reconheceu, ainda, Luís Nascimento, diretor-geral da Credimédia.
Bons resultados motivam regressos ao fórum
Se, por um lado, houve novas marcas a apresentarem-se no FNS 2024, por outro lado foram muitas as empresas que regressaram, algumas pelo terceiro ano consecutivo, como a Cleva. “Nós temos participado no evento desde a primeira edição. Sentimos que é ótimo este evento aqui no Norte, já que a nossa empresa também nasceu aqui no Porto. Portanto, significa muito para nós podermos estar num evento com esta magnitude, sabendo que, em termos de mercado de seguros, é um dos grandes eventos que se realizam em Portugal”, Sofia Amorim, Sales and Marketing Director da Cleva.
Já Nuno Castelo, Diretor da Segurajuda, destacou o “networking muito interessante” que conseguiram fazer no ano passado, “tanto com seguradoras, como com outros distribuidores”. “Decidimos que seria o fórum ideal para voltar este ano, repetir a experiência, encontrar esses mesmos seguradores e mediadores para oferecer essa experiência de seguros diferentes, de especialidade”, afirmou.
“Nós estivemos presentes nas últimas duas edições e, de facto, este é um evento que reúne todo o mercado, não só os mediadores, mas também corretores, os próprios distribuidores e alguns parceiros de negócio, nomeadamente as empresas tecnológicas. É um fórum onde, além de promovermos a nossa marca, podemos chegar junto da rede de distribuição. É um meio que pretendemos continuar a utilizar no futuro e daí termos voltado”, garantiu, por sua vez, Paula Serra, Diretora Comercial e de Marketing da ASISA Portugal.
A mesma promessa de regresso foi feita por Juan Carlos Muñoz, CEO da Arag Portugal: “Nós estamos muito contentes com o fórum. Estamos aqui desde o primeiro ano e o evento está a melhorar a cada edição. Este ano está a ser um sucesso porque realmente há aqui muita gente e melhoraram os temas do auditório. Portanto, vamos continuar a vir durante muitos anos“.
“Este evento está de parabéns, é um evento quase único em Portugal. Cada vez está a ser mais reconhecido pelo setor e cada vez estão mais profissionais cá. As pessoas têm muita curiosidade e quem não está cá fica esquecido. Está a tornar-se uma referência”, acrescentou, ainda, Cláudio Gonçalves, Diretor-Geral da Nacional Gest.
Olhar este fórum como uma referência também é o motivo da participação da Fidelidade no evento desde a primeira edição, de acordo com Ana Russo, Diretora da Área de Mediação da seguradora: “Como líder de mercado que somos, é óbvio que a Fidelidade tem sempre de estar presente neste momento“.
Um local de partilha e de troca de ideias
Ainda dentro dos razões que motivam os regressos, a partilha de ideias foi, sem dúvida, a mais mencionada. Sérgio Pereira, Senior Full Stack na Randtech Computing, afirmou mesmo que este evento promove o conhecimento do que se está a fazer no mercado. “Conhecemos novas pessoas e também damos a conhecer o que temos feito durante este último ano, uma vez que tem havido muita evolução”, disse.
“Há aqui uma partilha dos desafios e das soluções dos diferentes atores, quer seguradoras, quer a rede de agentes e corretores, não só para proteger os clientes, mas também para endereçar os desafios das necessidades dos clientes e os riscos emergentes. Também há uma partilha de quais devem ser as abordagens e o que ainda é necessário continuar a promover”, acrescentou Alexandra Catalão, Diretora Geral Nacional da Rede de Agentes Ageas.
Por essa razão, Marta Graça Ferreira, presidente do Conselho de Administração da Real Vida Seguros, referiu, ainda, que “é essencial que fóruns como este aconteçam para a divulgação e a consciencialização ao nível da proteção. É uma forma de estarmos próximos dos agentes e dos outros parceiros”.
O facto de reunir vários parceiros também foi apontado por Carla Azevedo Gomes, partner da SPS Advogados, que partilhou: “Este é um fórum que cada vez mais cresce e reúne mais atores desta área. Pelo terceiro ano consecutivo, decidimos aliar-nos a esta experiência porque reunia num só evento uma série de parceiros das áreas que nós temos como áreas core de negócio no escritório”.
“O fórum é um evento onde gostamos de estar. É bem organizado, traz notoriedade, até porque está aqui toda a gente, e é uma oportunidade de poder trocar ideias, opiniões, de perceber o que é que os nossos pares estão a fazer e de fazer parcerias“, sugeriu Ezequiel Silva, Diretor Geral da Seguramos.
Também Solange Gregório, Managing Director da Saúde Prime, do grupo Future Healthcare, destacou a presença de vários atores do setor como fator diferenciador deste fórum: “Em termos de setor, tem agregado todo um ecossistema de A a Z. Acho que está cada vez está mais rico e que tem feito um papel excelente na divulgação deste setor”.
Este ecossistema potencia as trocas de ideias, que Rui Ferreira, Gerente da Milénia, reconheceu “alavanca”. “Através das sinergias que fazemos aqui, conseguimos alavancar e ter novos clientes, novos contratos e deixar os nossos clientes satisfeitos“. Além das sinergias com clientes, David Pereira, Presidente da APROSE, ressalvou a parceria com o ECO Seguros. “Participamos desde o princípio, somos parceiros da ECO Seguros para toda a atividade porque fazemos uma espécie de simbiose relacional, já que os objetivos são os mesmos, ou seja, falar da atividade seguradora, da evolução e de todos os seus componentes“, concluiu.
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