Fórum para a Competitividade prevê desaceleração do crescimento económico no 2º trimestre
Fórum para a Competitividade estima ligeira desaceleração do crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre e alerta para elevada incerteza em torno do Orçamento do Estado para 2025.
O Fórum para a Competitividade prevê uma ligeira desaceleração do crescimento da economia no segundo trimestre, de 0,8% para entre 0,5% e 0,8% em cadeia e de 1,5% para entre 1,9% e 2,2%, de acordo com a nota de conjuntura divulgada esta quarta-feira.
O Fórum recorda que tinha antecipado que o segundo trimestre ficaria marcado por “um desempenho mais dinâmico”, mas o cenário “perdeu força, quer pelo melhor desempenho do primeiro semestre, quer pelas sombras sobre a segunda metade do ano”.
“Como vimos, o primeiro semestre deverá terminar com um crescimento homólogo já próximo dos 2%, criando condições para uma variação anual acima daquele valor. Os consumidores terão antecipado parte dos benefícios das descidas de taxas de juro pelo BCE [Banco Central Europeu], ainda antes de estas se concretizarem“, pode ler-se.
Para o Fórum, no segundo semestre, as condições para novos alívios monetários têm vindo a enfraquecer, pelo que considera que o “estímulo que se esperava desse lado deverá ser menor, quer em Portugal, quer no resto da zona euro”.
Alerta ainda que existe “uma elevada incerteza” sobre o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), defendendo que “a proposta original até pode vir a ser aprovada na generalidade, para depois ser desfigurada na especialidade”.
Ainda assim, assinala que as regras orçamentais europeias poderão constituir “um travão importante à capacidade da oposição de adulterar a versão inicial”, contudo, considera que “não é claro que existam os mecanismos institucionais suficientes para isso, e ainda menos que a sua aplicação seja eficaz”.
“Isso irá poderá colocar o Governo num dilema muito difícil: ou aceita governar com um orçamento desvirtuado ou apresenta a demissão. Em qualquer dos casos, teremos tensões políticas significativas, com potencial para ter um impacto visível sobre a economia”, refere.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fórum para a Competitividade prevê desaceleração do crescimento económico no 2º trimestre
{{ noCommentsLabel }}