Ministério da Saúde alerta para “mensagem fraudulenta” sobre Covid-19
O Ministério da Saúde alertou esta segunda-feira para "uma mensagem fraudulenta" que circula nas redes sociais sobre a variante XBB do SARS-CoV-2.
O Ministério da Saúde alertou esta segunda-feira para “uma mensagem fraudulenta” que circula nas redes sociais sobre a variante XBB do SARS-CoV-2. “A informação em causa não foi emitida pelo Ministério da Saúde, nem por nenhum dos organismos sob a sua tutela”, adianta o gabinete de Ana Paula Martins.
Desde o início de junho que o número de casos Covid voltaram a aumentar. De acordo com os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal apresentava, a 30 de junho, 26 casos na média a sete dias por cada 100.000 habitantes.
“Este valor superou o pico de incidência do último inverno de 12 casos a 7 dias por 100.000 habitantes”, contudo, é “inferior ao pico de incidência do último verão de 42 casos por 100.000 habitante“, apontou a entidade liderada por Rita Sá Machado.
Já a mortalidade específica por Covid-19, “correspondeu a 15 óbitos a 14 dias por milhão de habitantes, tendo ultrapassado os valores máximos obtidos nos últimos inverno e verão, respetivamente 10 e 13 óbitos a 14 dias por milhão de habitantes”.
Apesar da “tendência crescente” do número de casos de infeção por Covid-19, a DGS não está a equacionar mudanças no plano de vacinação. Não obstante, recomenda o uso de máscara para quem tem testes positivo e sintomas, bem como a higienização das mãos, através da sua lavagem frequente com água e sabão.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ministério da Saúde alerta para “mensagem fraudulenta” sobre Covid-19
{{ noCommentsLabel }}