Venda de casas na União Europeia cai em 2023. Portugal está a meio da tabela
A maioria dos países reporta descidas no número de transações. A maior queda regista-se no Luxemburgo e o maior aumento no Chipre. Em Portugal, o volume de transações recuou 19,8% face a 2022.
A venda de casas na União Europeia voltou a cair em 2023 face ao ano anterior, com Portugal a fixar-se a meio da tabela com um recuo de 19,8%, informou esta terça-feira o Eurostat.
Segundo os dados do organismo de estatística europeu, em 2023, o número de transações de imóveis diminuiu em 13 dos 16 países da União Europeia para os quais existem dados disponíveis, face a 2022. A evolução marca o segundo ano consecutivo em que a maioria dos países reporta descidas no número de vendas.
As maiores descidas no número de transações, em 2023 registaram-se no Luxemburgo (-43,3%), Áustria (-26,4%), Hungria e Finlândia (ambos -24,5%). Por outro lado, os maiores aumentos verificaram-se no Chipre (+31%), na Polónia (+3,9%) e na Irlanda (+0,6%).
No ano anterior, em 2022, 10 dos 16 países que reportaram dados registaram quedas no número de vendas. As maiores diminuições foram registadas na Dinamarca (-24,8%), enquanto o maior aumento no número de vendas foi no Chipre (+27,4%).
O Eurostat revela ainda que em 2020 o mercado imobiliário foi influenciado pela pandemia Covid-19, que levou a uma queda generalizada no número de transações no âmbito das medidas de confinamento, com apenas quatro dos 16 países a registarem aumentos nas vendas. Este cenário foi invertido em 2021, quando a venda de imóveis aumentou em 14 países.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Venda de casas na União Europeia cai em 2023. Portugal está a meio da tabela
{{ noCommentsLabel }}