Portugal é o 7º país da UE com mais pessoas empregadas no setor imobiliário
O ramo imobiliário em Portugal teve um impacto económico de 3,2 mil milhões de euros ao nível da União Europeia em 2021, contabiliza o Eurostat.
Com um total de 86.029 trabalhadores em 2021, Portugal é o 7º país da União Europeia (UE) com mais pessoas empregadas no setor imobiliário, que nesse ano contribuiu para um impacto superior a 3,2 mil milhões de euros na economia do bloco comunitário, segundo dados publicados esta quinta-feira pelo Eurostat.
As estatísticas revelam que o conjunto dos 27 países da UE tinha 1,5 milhões de empresas do ramo imobiliário no ano em análise, mais 11% do que em 2020. A nível europeu, o setor imobiliário empregava quase 2,7 milhões de pessoas, o que significa que o mercado português representava 3,2% dessa força de trabalho.
Em 2021, o ramo imobiliário contribuiu com 267,5 mil milhões de euros em valor acrescentado, com um peso de 2,8% na economia empresarial do bloco comunitário, tendo registado um volume de negócios líquido de 521,5 mil milhões de euros.
Valor acrescentado e emprego no setor imobiliário da UE em 2021
A Estónia (5,5%), a Suécia e a Letónia (ambas com 5,2%), a Áustria (3,9%) e a Dinamarca (3,8%) foram os Estados-membros com maior contributo para o valor acrescentado do total da economia empresarial da UE.
Pelo contrário, as contribuições mais baixas verificaram-se na Irlanda (0,5%), Chipre (1,0%), Eslovénia (1,4%), Croácia (1,6%) e Grécia (1,8%). Portugal ficou ligeiramente abaixo da média europeia de 2,8%.
No que toca ao emprego no setor, a Letónia registou a percentagem mais elevada (4,2%), seguida pela Estónia (3,3%), Dinamarca (2,9%), Lituânia (2,8%) e Suécia (2,4%), enquanto Grécia (0,8%), Eslovénia (0,9%), Croácia, Países Baixos e Chipre (todos com 1%) apresentaram as percentagens mais baixas. Em Portugal, o ramo imobiliário representa mais de 2% das pessoas empregadas no país, uma percentagem que fica acima da média da UE.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal é o 7º país da UE com mais pessoas empregadas no setor imobiliário
{{ noCommentsLabel }}