Mais otimista, Governo prevê crescimento da economia acima de 2% este ano
Ministro das Finanças está mais otimista sobre o desempenho da economia, apontando para um crescimento acima de 2% este ano e no próximo. Cenário macro do OE está a ser desenhado.
O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, está mais otimista sobre o crescimento da economia portuguesa e estima agora uma taxa acima de 2% este ano e o próximo.
“Os números que temos indicam que, quer em 2024, quer em 2025, teremos um crescimento superior a 2% em termos reais”, disse esta quarta-feira na audição regimental na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), acrescentando, contudo, que ainda existe “muita informação até outubro para incorporar no modelo” de previsão.
Miranda Sarmento respondia ao líder parlamentar do CDS-PP, Paulo Núncio, indicando que o cenário macroeconómico e orçamental do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) está a ser desenhado.
A previsão do Executivo foi, assim, revista em alta face às previsões iniciais de 1,5% para este ano e 1,9% para 2025, inscritas pelo Governo no Programa de Estabilidade (num cenário de políticas invariantes). A previsão para este ano alinha com a do Banco de Portugal (BdP) e com a do Fundo Monetário Internacional (FMI), também de 2%.
O Conselho de Finanças Públicas (CFP) aponta para uma taxa de 1,6%, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) de 1,6% e a Comissão Europeia de 1,7%.
O ministro das Finanças indicou esta quarta-feira também que a previsão de excedente orçamental de 0,2% ou 0,3% do PIB.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais otimista, Governo prevê crescimento da economia acima de 2% este ano
{{ noCommentsLabel }}