Os grandes festivais enfrentam a época de verão com o desafio de reduzir a sua pegada de carbono
Esta semana arranca a época dos festivais de verão com o MadCool em Madrid, o Cruïlla em Barcelona e o Bilbao BBK Live, a que se seguirão o FIB, o Arenal Sound e o Dreambeach, entre outros.
Estes festivais de renome internacional atraem milhares de pessoas todos os anos e estão a impulsionar a Espanha como o principal destino mundial para o turismo de música ao vivo, com mais de 1.000 festivais em todo o país e um volume de negócios recorde de quase 580 milhões de euros em vendas de bilhetes.
Só os 10 maiores festivais do país atraem mais de 1,7 milhões de pessoas em cada época. Um número que se espera que continue a crescer e que demonstra o enorme interesse dos participantes nestes eventos musicais, a coordenação e o trabalho dos promotores por detrás deles.
O grande desafio deste tipo de eventos é criar as infra-estruturas necessárias, não só para os espetáculos, mas também para suportar todas as atividades, experiências e serviços que os rodeiam e, por extensão, para garantir o fornecimento de energia exigido pelas instalações efémeras que caracterizam estes macro-eventos que reúnem grandes multidões de pessoas em apenas alguns dias.
PEGADA DE CARBONO
O objetivo é garantir o bom funcionamento do evento, mas também fazê-lo de forma responsável. É por isso que a Repsol chegou recentemente a um acordo pioneiro com seis dos principais promotores de festivais de música em Espanha para implementar diferentes soluções energéticas, como os combustíveis renováveis, o autoconsumo e a economia circular, e reduzir a pegada de carbono dos eventos que organizam, incluindo grandes festivais como o FIB, BBK e Arenal Sound.
Para a fornecedora de multi-energia, trata-se de um acordo de patrocínio estratégico através do qual promoverá a redução de emissões com o fornecimento de 200.000 litros de combustível 100% renovável a partir de resíduos orgânicos, como óleos vegetais usados, o que evitará a emissão de 556 toneladas de CO2, representando uma redução de 90% nas emissões líquidas de CO2 em comparação com o combustível de origem mineral.
O acordo inclui ainda outras medidas, como a recuperação de óleo alimentar usado nos food trucks para a sua posterior transformação em combustível renovável, proporcionando circularidade; a instalação de contentores de carregamento solar que geram energia para diferentes utilizações dos participantes ou pontos de carregamento efémero para veículos elétricos, entre outros.
Desta forma, os 77 festivais organizados pelos promotores Advanced Music, Bring the Noise, Centris, elrow, The Music Republic e Sharemusic! obterão uma fonte de energia mais respeitosa para o som, a iluminação dos palcos e dos camarins, os stands, os alpendres e, em suma, todas as instalações efémeras necessárias para que os milhares de participantes desfrutem da melhor experiência e para que o ambiente em que estes eventos se realizam volte ao normal depois.
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