CNP Assurances prepara reentrada em força no mercado português
A seguradora pública francesa está a criar uma equipa para Portugal, quer expandir a atividade para o setor da energia e telecomunicações e ser referência no setor tradicional e no mercado aberto.
A CNP Assurances prepara o reforço a sua presença em Portugal, afirmou a ECOseguros uma fonte ligada à seguradora pública francesa, desde 2022 sob controlo de La Banque Postale. O propósito é consolidar a sua posição no negócio de resseguro, vida, acidentes e proteção de pagamentos, e fortalecer alianças estratégicas no mercado português.
“Com o objetivo de se posicionar como líder no seu negócio core em Portugal e Espanha, a seguradora está a impulsionar os seus planos de crescimento no mercado português, através da consolidação de importantes alianças de distribuição em setores como o financeiro ou a saúde, e com a criação de uma equipa especializada no mercado português”, diz a CNP, acrescentando que “procura gerar novas oportunidades de colaboração em setores tradicionais onde a empresa tem vasta experiência, e em novos ecossistemas nos quais a CNP Iberia desenvolve o seu ‘modelo affinity’, como Fintech, Insurtech, retalho, telecomunicações, utilidades ou imobiliário”.
A CNP Assurances está atualmente em Portugal em regime de Livre Prestação de Serviços (LPS), através da sucursal espanhola CNP Iberia. Mantém ainda uma aliança em 12 países europeus, em que é parceira maioritária do Banco Santander na CNP Santander Insurance, atuando no mercado português em seguros ligados ao crédito ao consumo.
No entanto a sua ligação a Portugal vem do tempo das seguradoras Global que em 2010, vendeu à Rentipar Seguros SGPS, do grupo BANIF, as suas participações de 83,52% e 83,57%, respetivamente, na Global – Seguros e na Global Vida por um valor final total de 114,6 milhões de euros, valorizando ambas as empresas em 137,2 milhões de euros por 100% do capital social. Nesse ano juntou-se ao Barclays Bank numa seguradora de Vida cuja carteira vendeu ao Bankinter Vida em 2015.
A CNP está estabelecida em Espanha e Portugal diretamente desde 2004, lembra David Lattes, representante legal da CNP Ibéria. “Estes 20 anos em Portugal e Espanha permitiram-nos oferecer soluções de proteção aos nossos parceiros e clientes, e contribuir para o desenvolvimento do mercado ibérico”. Lattes está a nomear um representante para liderar a equipa em Portugal.
Sempre na esfera pública desde que foi criada em 1998, a CNP Assurances, é a segunda maior de França, tendo emitido prémios de 35,4 mil milhões de euros em 2023, com lucros líquidos de 1,55 mil milhões. Apresentava um rácio de solvência de 253% e 36 milhões de clientes no final do ano passado.
Enquanto grupo, a CNP Assurances está presente em 17 países e dois continentes e, para além da CNP Santander Insurance, conta com a CNP UniCredit Vita, uma aliança entre a CNP e o UniCredit em Itália, e a Caixa Vida y Previdência e Caixa Consorcios, uma aliança entre a CNP e a Caixa Econômica Federal no Brasil.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CNP Assurances prepara reentrada em força no mercado português
{{ noCommentsLabel }}