EDP e Fundação AIP criam maior comunidade de energia de Portugal. Vizinhos têm desconto de 35% na luz
Os vizinhos que fizerem parte deste projeto terão um desconto de até 35% na componente de eletricidade que consomem.
O Grupo Fundação AIP e a EDP Comercial assinaram um contrato para a instalação de uma central solar de 5,1 megawatts-pico (MWp) na cobertura dos quatro pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL). Esta central dará origem à maior comunidade de energia de Portugal.
Ao longo de uma área de 44 mil metros quadrados, que não é visível do exterior do edifício e acompanha a forma ondulada da cobertura, serão instalados mais de nove mil painéis fotovoltaicos que deverão produzir cerca de 6,8 gigawatts-hora por ano (GWh/ano), evitando anualmente 1.250 toneladas de dióxido de carbono, o equivalente às emissões de dióxido de carbono que seriam captadas por cerca de 57 mil árvores.
O Grupo Fundação AIP consumirá perto de um terço da energia produzida pela central, no âmbito da sua atividade de feiras, congressos e outros eventos que se realizam na FIL. Como a FIL irá utilizar apenas parte da energia que será produzida a partir dos painéis instalados na sua cobertura, cedeu o resto do espaço para que a EDP instalasse painéis cujos benefícios poderão ser partilhados com famílias e empresas que se encontrem num raio de quatro quilómetros e com ligação à mesma subestação da rede elétrica.
Esta parceria permite também ao Grupo Fundação AIP alcançar poupanças de mais de 60% no custo com eletricidade que consome na FIL, reduzir significativamente a sua pegada ambiental e promover o uso de eletricidade renovável na comunidade em que esta está inserida. Já os vizinhos que fizerem parte deste projeto terão um desconto de até 35% na componente de eletricidade que consomem (não em toda a fatura da luz, mas na parte que diz respeito à energia). As inscrições para aderir ao Bairro Solar FIL/EDP estarão brevemente disponíveis no site da EDP Comercial.
“A EDP foi pioneira na criação de bairros solares e estamos muito orgulhosos em criar, com a Fundação AIP, o maior destes bairros em Portugal”, declara Vera Pinto Pereira, administradora da EDP e presidente da EDP Comercial, que vê estes bairros como uma das prioridades para a elétrica portuguesa.
A EDP tem cerca de 3.400 comunidades de energia já contratadas com clientes, com um potencial de adicionarem mais de 100 MWp de capacidade solar a Portugal e de partilharem benefícios com até 90 mil vizinhos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP e Fundação AIP criam maior comunidade de energia de Portugal. Vizinhos têm desconto de 35% na luz
{{ noCommentsLabel }}