Sérgio Dias Janeiro é o novo presidente do INEM. Substitui Vítor Almeida que se demitiu ao fim de uma semana
Ministério da Saúde confirmou que "Vítor Almeida concluiu que não estavam reunidas as condições para assumir a presidência do INEM", uma semana depois de ter aceitado o convite.
O Ministério da Saúde nomeou Sérgio Dias Janeiro para presidente do INEM, “em regime de substituição por 60 dias”, após Vítor Almeida, que tinha sido nomeado há cerca de uma semana para o cargo, se ter demitido.
Depois de aceitar o cargo, para substituir o presidente demissionário Luís Meira, Vítor Almeida terá imposto condições ao Ministério da Saúde que não foram acolhidas, nomeadamente ao nível da questão dos helicópteros de emergência médica, cujo contrato por ajuste direto corre o risco de ser chumbado pelo Tribunal de Contas, avançou o Jornal de Notícias esta manhã.
Em comunicado, o Ministério da Saúde confirma que “nos contactos com a tutela durante a última semana, Vítor Almeida concluiu que não estavam reunidas as condições para assumir a presidência do INEM, por razões profissionais e face ao contexto atual do instituto”, pelo que “decidiu nomear Sérgio Dias Janeiro para presidente do INEM, “em regime de substituição por 60 dias, por vacatura do cargo”.
Nascido em 1981 e natural de Vale de Cambra, Sérgio Dias Janeiro é atualmente diretor do serviço de medicina interna do Hospital das Forças Armadas, onde de 2022 a 2023, ocupou o cargo de diretor clínico do serviço de urgência. O tenente-coronel médico é licenciado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da
Universidade Nova de Lisboa, tendo feito a formação militar complementar ao Curso de Medicina para o
Exército, na Academia Militar, no curso de 1999-2006.
Tem também o curso de paraquedismo militar, de Advanced Trauma Life Support (ATLS) e Medical Response to Major Incidents (MRMI), além dos cursos certificados pelo INEM de viatura médica de emergência e reanimação para médicos, médico regulador do centro de orientação de doentes urgentes e curso de fisiologia de voo e segurança em heliportos.
Sérgio Dias Janeiro cumpriu também uma comissão em operações NATO em Kabul, no Afeganistão, no Medical Advisor da Operational Mentoring and Liaison Team. “Será aberto um concurso junto da CReSAP”, adianta ainda a tutela liderada por Ana Paula Martins.
Na semana passada, a ministra Ana Paula Martins nomeou Vítor Almeida — que já tinha concorrido aos últimos três concursos abertos para a liderança do INEM — para ocupar o lugar deixado por Luís Meira por 60 dias e anunciou que iria promover “de imediato” a abertura de um novo concurso junto da CReSAP. Porém, até à data, não saiu a aprovação do Governo, sendo que o Conselho de Ministros voltou a reunir-se na quinta-feira e dali não saiu qualquer referência à nomeação do novo presidente.
O dossiê dos helicópteros, que já esteve na base da demissão de Luís Meira, foi igualmente motivo de desacordo entre a tutela e Vítor Almeida. Há uns dias, o Tribunal de Contas avisou o INEM de que não voltaria a aprovar um contrato por ajuste direto nos mesmos termos do aprovado para o primeiro semestre deste ano. O instituto celebrou no final de junho um novo contrato com a empresa que está a operar os helicópteros desde janeiro, acordo este também por ajuste direto por um ano por 12 milhões de euros, que corre o risco de ser anulado.
(Notícia atualizada pela última vez às 9h43)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Sérgio Dias Janeiro é o novo presidente do INEM. Substitui Vítor Almeida que se demitiu ao fim de uma semana
{{ noCommentsLabel }}