Portugal junta-se ao boicote da UE à presidência húngara e não vai enviar ministros a reuniões
Num boicote articulado entre os Estados-membros, Governo liderado por Luís Montenegro decidiu que não vai enviar ministros às reuniões informais que decorrem em Budapeste.
O Governo liderado por Luís Montenegro decidiu que não vai enviar ministros às reuniões informais que decorrem em Budapeste, num boicote articulado entre os Estados-membros da União Europeia (UE), avança a SIC Notícias (acesso livre).
Uma fonte do Executivo adiantou que os ministros portugueses não irão estar presentes nas reuniões que decorrem esta semana e na próxima em Budapeste e serão substituídos por secretários de Estado. Segundo a estação de televisão, há ainda a possibilidade de Portugal apenas enviar altos funcionários técnicos.
A Comissão Europeia decidiu boicotar a presidência rotativa do Conselho da UE pela Hungria, em resposta às controversas viagens de Viktor Orbán a Moscovo e Pequim, consideradas uma afronta à unidade política do bloco. “À luz dos recentes acontecimentos que marcam o início da presidência húngara, a Presidente (Ursula von der Leyen) decidiu que a Comissão Europeia será representada a nível de altos funcionários apenas durante as reuniões informais do Conselho”, anunciou o porta-voz do executivo, Eric Mamer, na segunda-feira, citado pela Euronews.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal junta-se ao boicote da UE à presidência húngara e não vai enviar ministros a reuniões
{{ noCommentsLabel }}