Fórum para a Competitividade vê economia a crescer entre 1,8% e 2,1%

Fórum para a Competitividade prevê crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre 1,8% e 21,%, devido a um abrandamento no segundo trimestre menos expressivo do que o esperado.

O Fórum para a Competitividade prevê um abrandamento do crescimento económico, de 2,3% em 2023 para entre 1,8% e 2,1% em 2024, estabilizando nesse intervalo em 2025, de acordo com as perspetivas empresariais divulgadas esta quinta-feira.

O gabinete destaca que a generalidade dos indicadores sugere que “houve um abrandamento da economia no segundo trimestre, mas não muito expressivo, o que aponta para uma revisão em alta das perspetivas para o conjunto do ano”.

A previsão do Fórum compara com as estimava do Governo, de uma taxa acima de 2%, com as do Banco de Portugal e do Fundo Monetário Internacional de 2%, da Comissão Europeia de 1,7% e do Conselho das Finanças Públicas e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) de 1,6%.

O gabinete de estudos do Fórum estima também um abrandamento da inflação, de 4,3% em 2023 para entre 2,2% e 2,5% em 2024 e entre 1,9% e 2,2% em 2025, assinalando que no próximo ano “o processo de desinflação deve prosseguir, sendo cada vez mais provável que se atinja o referencial de 2% do BCE, mesmo que haja flutuações temporárias e até alguns eventuais pequenos atrasos”.

Antecipa ainda uma estabilização da taxa de desemprego, de 6,5% em 2023 para entre 6,4% e 6,6% em 2024. “Com o crescimento do PIB esperado para 2024 e 2025, em linha com o potencial da economia, deverá registar-se uma relativa normalização da taxa de desemprego no atual intervalo das estimativas da taxa natural de desemprego (entre 6% e 7%)”, pode ler-se na nota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fórum para a Competitividade vê economia a crescer entre 1,8% e 2,1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião