Falha informática cancela voos e paralisa aeroportos por todo o mundo

Os aeroportos de Berlim e Amesterdão e as companhias áreas KLM, Ryanair e Qantas são apenas algumas das que estão a ser fortemente afetadas pela falha informática global.

Uma falha informática de grande escala no sistema Windows da Microsoft está a causar graves perturbações em diversos setores empresariais a nível mundial, com particular impacto na indústria da aviação.

Várias companhias aéreas de renome, como a KLM Royal Dutch Airlines, Ryanair, Qantas e Virgin Australia, reportaram problemas nas suas operações.

A KLM suspendeu a maior parte das suas operações, colocando no seu website um banner indicando que “as operações e os centros de contacto da KLM estão fortemente afetados pelos problemas mundiais da Microsoft”, enquanto a Ryanair aconselhou os passageiros a chegarem ao aeroporto com três horas de antecedência devido aos atrasos previstos.

Nos EUA, a Administração Federal de Aviação (FAA) emitiu ordens de paralisação para várias grandes companhias aéreas, incluindo Delta Air Lines, United Airlines e American Airlines.

Aeroportos em todo o mundo estão também a enfrentar sérias dificuldades. Em Portugal, a ANA – Aeroportos de Portugal informou que o embarque de passageiros da KLM e da Ryanair está a ser feito manualmente, provocando atrasos significativos, segundo informação avançada à SIC pela ANA – Aeroportos de Portugal, empresa que gere os aeroportos nacionais.

No entanto, a ANA revela que o sistema informático dos aeroportos portugueses não foi afetado diretamente, mas está a pedir aos passageiros que se informem sobre o estado dos seus voos antes de se deslocarem para o aeroporto.

Na Alemanha, o aeroporto de Berlim-Brandemburgo suspendeu todas as operações até às 10 horas locais devido à falha técnica e o aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, um dos mais movimentados da Europa, também reportou constrangimentos.

O incidente, que teve início na madrugada desta sexta-feira, está a afetar bancos, meios de comunicação e serviços de emergência, forçando várias companhias aéreas a suspender os seus voos.

A origem do problema parece estar relacionada com uma atualização defeituosa do software de cibersegurança CrowdStrike Falcon, que está a impedir o acesso ao sistema operativo Windows em milhões de computadores e dispositivos em todo o mundo.

A Microsoft já reconheceu o problema e afirmou estar a tomar “medidas de mitigação”. A empresa informou que os utilizadores “podem não conseguir aceder a várias aplicações e serviços Microsoft 365” e garantiu estar a tratar o assunto “com a mais alta prioridade e urgência”.

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