Seguradora Hollard Moçambique acerta compra da Global Alliance Seguros

  • Lusa e ECO Seguros
  • 22 Julho 2024

O Grupo Hollard Internacional vai ainda adquirir 100% das ações do Grupo Absa de outras duas seguradoras em África - a Absa Life Botswana e Absa Life Zambia.

A seguradora Hollard Moçambique, que lidera em quota de mercado no país, comprou 100% do capital social da Global Alliance Seguros, do Grupo Absa, outra das principais seguradoras nacionais, conforme aviso publicado esta segunda-feira pela Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC).

No aviso, a ARC refere que recebeu uma notificação, com efeitos a 8 de julho, “de operação de concentração de empresas” e que aguarda, durante 15 dias, “quaisquer observações sobre a operação de concentração em causa”.

A operação “consiste na aquisição, pela Hollard Moçambique Companhia de Seguros, S.A. (Hollard Moçambique), de 100% do capital social da seguradora Global Alliance Seguros, S.A. (Global Alliance), formalizada através de um contrato de compra e venda celebrado a 28 de junho do ano corrente”, lê-se no aviso.

O regulador recorda que a Hollard Moçambique, que segundo os últimos dados oficiais disponíveis ascendeu à liderança do mercado segurador em 2023, com 16,5% de quota, atua nos seguros gerais, incluindo incêndio, automóvel, aviação, acidentes pessoais, responsabilidade patronal, acidentes de trabalho, garantias e modalidades diversas, assim como à atividade de seguro do ramo Vida e à gestão de fundos de pensões.

A Global Alliance, sociedade anónima de direito moçambicano, dedica-se à atividade seguradora nos ramos Vida e Não-Vida, designadamente, seguros de vida, de acidentes pessoais, de acidentes de trabalho, de acidentes pessoais e doenças, de incêndio e elementos da natureza, de automóvel, marítimos, aéreos, de transportes e de responsabilidade civil geral.

A seguradora estatal Empresa Moçambicana de Seguros (Emose) liderava o mercado nacional, mas em 2023, segundo dados do seu relatório e contas, perdeu quota de mercado (ficou com 14,4%) para a Hollard, que ascendeu à liderança, e para a portuguesa Fidelidade (14,8%).

O mercado segurador de Moçambique conta com 19 empresas autorizadas e era liderado há mais de 40 anos pela Emose, criada dois anos após a independência nacional através da nacionalização e fusão das seguradoras Lusitânia, Tranquilidade de Moçambique e a Nauticus.

Hollard vai adquirir mais duas seguradoras do Grupo Absa

O grupo da Hollard Moçambique, Hollard Internacional, vai adquirir 100% das ações do Grupo Absa em duas outras seguradoras, a Absa Life Botswana e Absa Life Zambia, avançou o jornal Atlas Magazine. A operação ainda está sujeita à aprovação das autoridades competentes.

Com estas aquisições, a seguradora Hallard Internacional expande a sua presença em África onde já opera através de seis subsidiárias na Namíbia, Moçambique, Zâmbia, Lesoto, Botswana e Gana.

O grupo também está no Quénia, no Uganda e na Tanzânia pela sua participação na Apollo Investments Limited.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradora Hollard Moçambique acerta compra da Global Alliance Seguros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião