Kamala Harris diz que Biden tem um legado “inigualável na história moderna”

Sem nunca referir os acontecimentos das últimas 24 horas, a atual vice-presidente dos Estados Unidos elogiou o mandato de Biden. Kamala Harris começa campanha eleitoral ainda hoje.

Na sua primeira declaração ao país depois de Joe Biden ter desistido da corrida à Casa Branca, apoiando, por seu turno, a candidatura da sua vice-presidente, às eleições de novembro, Kamala Harris agradeceu ao trabalho do atual presidente sublinhando que “as conquistas de Joe Biden são inigualáveis na história moderna“.

Sem nunca referir os acontecimentos das últimas 24 horas, a atual vice-presidente dos EUA elogiou o mandato de Biden, afirmando que “todos os dias o presidente luta pelos americanos” e que, por isso, está grata “pelo serviço que prestou” ao país. “Num só mandato, [Biden] já superou o legado da maioria dos presidentes que cumpriram dois mandatos”, continuou.

Num discurso de poucos minutos em frente à Casa Branca, em Washington, que serviu para celebrar as equipas campeãs da associação desportiva National Collegiate Athletic Association, da época de 2023-2024, Kamala Harris garantiu ainda que Joe Biden está a “recuperar” da Covid-19, assegurando que o presidente de 81 anos se “está a sentir bem”.

Apesar de não ter dado nota da desistência de Biden à corrida à Casa Branca, Kamala Harris anunciou na rede social Threads que vai dar início à campanha eleitoral ainda esta segunda-feira, não sendo expectável que Joe Biden esteja presente.

“É o primeiro dia completo da nossa campanha, por isso vou a Wilmington, Delaware, mais tarde para dizer “olá” à nossa equipa na sede. Faltam 105. Juntos, vamos ganhar isto”, referiu na publicação.

Após a desistência anunciada neste domingo, Joe Biden apoiou publicamente Harris para o suceder como candidato democrata à presidência em 2024. O congresso do partido para a nomeação do candidato democrata está marcado para agosto e Harris já tem estado a preparar terreno para garantir uma base sólida de apoio.

Segundo a imprensa internacional, depois do anúncio desde domingo de Joe Biden, a vice-presidente terá passado cerca de 10 horas ao telefone com líderes partidários, membros do Congresso, governadores, líderes sindicais e líderes de organizações de defesa de direitos e de direitos civis. Nesse período, Harris conseguiu angariar mais de 49,6 milhões de dólares para a sua campanha presidencial, avança a Reuters.

Notícia atualizada pela última vez às 17h09

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kamala Harris diz que Biden tem um legado “inigualável na história moderna”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião