BCP, Novobanco e CGD são os bancos mais expostos ao crédito de cerca de 200 milhões à Inapa
No final do ano passado, a dívida da Inapa ascendia os 200 milhões de euros. BCP, a CGD e o Novobanco são os maiores credores.
O BCP, a CGD e o Novobanco são os maiores credores da dívida bancária da Inapa. O relatório e contas de 2023 da papeleira revela que os empréstimos bancários somavam 115,3 milhões de euros no fim do ano passado, a que acrescem obrigações convertíveis e passivos de locação financeira, elevando o total para 237,6 milhões de euros, avança o Jornal Económico.
Segundo fontes da banca, a generalidade dos bancos já tinham provisões constituídas para estes créditos, pois há muito que antecipavam o risco. O Novobanco, que também é acionista, terá concedido entre 20 milhões e 30 milhões de euros à distribuidora de papel, avança o mesmo jornal.
O pedido de insolvência que a Inapa vai apresentar em breve deixa vários lesados. Tendo em conta a capitalização bolsista da empresa, a Parpública, maior acionista, com 44,89%, perde cerca de sete milhões de euros; a Nova Expressão, com 10,85%, perde 1,5 milhões de euros; e o Novobanco, com 6,55%, perde 1,01 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BCP, Novobanco e CGD são os bancos mais expostos ao crédito de cerca de 200 milhões à Inapa
{{ noCommentsLabel }}