5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 25 Julho 2024

Por cá, a agenda fica marcada pela divulgação de indicadores a nível nacional, um deles a evolução dos empréstimos no mês em que o BCE cortou os juros. Lá fora, destaque para o PIB dos EUA.

Esta quinta-feira, a agenda ficará marcada pela divulgação de resultados de três cotadas e ainda pela publicação de indicadores, entre eles, a evolução dos empréstimos e depósitos no mês em que o BCE avançou com o primeiro corte de juros. Lá fora, inicia-se a reunião dos ministros das Finanças e bancos centrais do G20 e nos Estados Unidos será reportada a evolução do PIB.

REN e ALtri apresentam resultados

O dia ficará marcado pela divulgação de resultados de um conjunto de empresas, referentes ao segundo trimestre, após o fecho de mercado. Entre elas, a Redes Energéticas Nacionais (REN), a papeleira Alri e a Pharol – no caso desta última, as contas divulgadas serão referentes ao primeiro trimestre.

Como evoluíram os empréstimos e depósitos?

Pela manhã, o Banco de Portugal divulga os mais recentes dados sobre empréstimos e depósitos, no mês de junho, mês em que o BCE concretizou o primeiro corte nos juros (e até ver, o único). Em maio, os empréstimos para habitação registaram uma taxa de variação anual nula. Foi a primeira vez, desde junho de 2023, que não desceram.

E os rendimentos ao nível local?

Ainda em matéria de indicadores, o Instituto Nacional de Estatística divulgará datos relativos ao rendimento ao nível local. Isto inclui, os valores do rendimento bruto declarado, do IRS liquidado e valores deduzido do IRS e por sujeito passivo.

EUA divulgam crescimento do PIB

Esta quinta-feira, a maior economia do mundo dará nota da evolução do PIB no segundo trimestre, e os dados relativos às despesas de consumo pessoal (PCE) em junho, considerado o indicador favorito do banco central nos EUA para auscultar a evolução da inflação. Ademais, o Departamento do Trabalho dará nota da evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na semana terminada a 20 de julho.

G20 reúne-se no Rio de Janeiro

Os ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais das 20 maiores potências mundiais vão reunir-se no Rio de Janeiro no Brasil, o atual anfitrião da organização. O encontro será de dois dias, terminando no dia 26 de julho.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião