Allianz perde milhões com geadas tardias na Alemanha
O clima ameno no início do ano ajudou os rebentos a desenvolverem-se cedo, mas a primavera trouxe geada que fez com que muitos morressem. Empresa aponta para pagamentos de dezenas de milhões de euros.
A seguradora Allianz Agrar Ag prevê pagar aos vinicultores alemães dezenas de milhões de euros em indemnizações após terem imensas vinhas cobertas pelo seguro terem perdido toda a colheita devido a fortes geadas em abril deste ano, avançou a Bloomberg.
O quarto maior produtor de vinho da Europa beneficiou de um clima ameno no início do ano, que ajudou os rebentos a desenvolverem-se mais cedo, mas entrou abril e com as temperaturas negativas que trouxe levou a que muitos morressem.
Segundo um comunicado da seguradora citado pelo jornal a geada pode resultar no pagamento de indemnizações “na ordem dos dois dígitos de milhões” aos clientes. No entanto, ainda está a avaliar os prejuízos.
As vinhas mais afetadas estavam no sudoeste do país – em Baden-Wurttemberg e na Francónia. Mas também as regiões vinícolas noutras partes da Alemanha, como Saxónia e Saale-Unstrut se debateram com consequências de condições meteorológicas extremas.
Luise Boehme, viticultora da região de Saale-Unstrut, afetada pelas condições meteorológicas severas, terá que ser a própria e os pais a cobrirem as perdas de 80% das colheitas de vinho deste ano, uma vez que não tem seguro de proteção contra a geada. No enquanto, disse a um jornal ser possível amortecer as perdas mas, ao contrário dela, outros produtores poderão não sobreviver a esta época.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Allianz perde milhões com geadas tardias na Alemanha
{{ noCommentsLabel }}