#2 As férias de Carolina Afonso. Sem botão off mas com bola de gelado
Não há botão "off" do trabalho nas férias da CEO do Gato Preto. "E está tudo bem, não faço deste ponto um grande tema."
- Ao longo do mês de agosto, o ECO vai publicar a rubrica “Férias dos CEO”, onde questiona os gestores portugueses sobre como passam este momento de descanso e o que os espera no regresso.
Durante as férias o melhor é não nos deixarmos assoberbar por “excesso de futuro”, diz Carolina Afonso. “Adoro aqueles dias de chinelo no pé em que a decisão do dia é escolher o sabor da bola do gelado: morango ou chocolate”, exemplifica a CEO do Gato Preto. Nas férias não há botão off do trabalho, mas entra em funcionamento o de pause. “E está tudo bem, não faço deste ponto um grande tema.”
Que livros, séries e podcasts vai “levar na bagagem de férias” e porquê?
Durante as férias tento-me desligar de ecrãs o máximo possível. A prioridade é estar em contacto com a natureza e aproveitar a vida ao ar livre. Por esse motivo, vou levar somente um livro de Gabriel Garcia Marquez, porque gosto de literatura e este é um dos meus escritores de eleição. O livro chama-se “En Agosto nos vemos” e é um romance publicado postumamente em março de 2024 e que vou ler na língua original. Diz a crítica que se trata de uma homenagem à vida e à resistência e tenho planos para o ler ao fim de tarde à beira-mar, na minha Fuzeta, em agosto.
Desliga totalmente ou mantém contacto com as equipas durante as férias?
Dizem as boas práticas que devemos desligar. Porém, dadas as minhas responsabilidades o botão de off não existe. Significa que vou usar o pause e que estarei em ritmo brando, noutra frequência de onda, mas disponível para alguma urgência que possa surgir. E está tudo bem, não faço deste ponto um grande tema.
As férias são um momento para refletir sobre decisões estratégicas ou da carreira pessoal?
As férias acabam por ser momentos de encontros e reencontros com os outros e também connosco próprios. É normal que a introspeção surja e que seja propício o ambiente para ponderar decisões. Porém, férias são férias e pode não ser positivo deixarmo-nos assoberbar por “excesso de futuro”. Cada coisa a seu tempo e as férias pedem que saibamos aproveitar o momento presente e estarmos disponíveis para simplesmente viver. Adoro aqueles dias de chinelo no pé em que a decisão do dia é escolher o sabor da bola do gelado: morango ou chocolate.
Que temas vão marcar o seu setor na rentrée?
A rentrée é marcada pelo kickoff da época alta no ano no retalho. No último trimestre é o Natal, Black Friday e aniversário do Gato Preto. O Gato Preto tem a tradição de ser a primeira marca dos centros comerciais a anunciar a chegada do Natal, no início de outubro. O Natal significa novas coleções de decoração, mesa e cozinha e gift e são muitas as equipas envolvidas, desde a área criativa, produto, visual merchandising, marketing e comercial. Assim, o kickoff significa que chegou a altura de arregaçar as mangas e fazer acontecer aquilo que levou meses a preparar.
Como sou também professora, a rentrée é o início de mais um ano letivo, novos alunos e novas aprendizagens. Em suma, setembro é um mês de energia renovada e sinónimo de muito trabalho pela frente!
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
#2 As férias de Carolina Afonso. Sem botão off mas com bola de gelado
{{ noCommentsLabel }}