5 coisas que vão marcar o dia

INE divulga a estimativa rápida do crescimento da economia no segundo trimestre. A apresentação de resultados das cotadas continua, desta vez pela Sonae e pela EDP.

Esta terça-feira ficará marcada pelos dados da evolução da economia, num dia em que a Concertação Social se reúne e o Governo fala com os sindicatos da Função Pública sobre a reforma da Administração Pública. Na praça lisboeta continua a apresentação de resultados empresariais, desta vez pela EDP e Sonae.

INE divulga crescimento do 2º trimestre

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga, às 9h30, a estimativa rápida do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, após uma expansão homóloga de 1,5% e em cadeia de 0,8% nos primeiros três meses do ano. Os economistas esperam uma taxa entre 1,7% e 2% face ao arranque do ano. Meia hora depois, o Eurostat publica os dados relativos ao avanço da economia na União Europeia e na zona euro para o mesmo período.

Reunião da Concertação Social

Terá lugar hoje a reunião plenária da Comissão Permanente da Concertação Social, presidida pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. O Governo e os parceiros sociais vão fazer o ponto de situação da execução do Acordo de Médio Prazo para a Melhoria dos Rendimentos, dos Salários e da Competitividade e do Acordo de Formação Profissional e Qualificação. Na agenda estão também o Livro Verde do Futuro da Segurança e Saúde no Trabalho e o Livro Verde sobre a Sustentabilidade do Sistema Previdencial.

Governo reúne com sindicatos da Função Pública

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, e o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, reúnem-se com as federações sindicais da Função Pública – Fesap, Frente Comum e Sindicato Dos Quadros Técnicos Do Estado (STE) – sobre a reforma da Administração Pública. O Governo aprovou, no final de junho, a reforma dos serviços da Administração Pública que vai permitir, nas contas do Executivo, gerar uma poupança anual de 23 milhões de euros. Este é um dos requisitos para Portugal poder solicitar o pagamento do quinto cheque do PRR, no montante de 2.775 milhões de euros.

EDP apresenta contas do 1.º semestre

A EDP publica, após o fecho do mercado, os resultados do primeiro semestre. Na primeira metade do ano passado, o lucro da EDP subiu 43% em termos homólogos, para 437 milhões de euros. Nos primeiros três meses deste ano, a empresa registou um lucro de 354 milhões de euros entre janeiro e março (aumento de 17%), suportado pelo aumento do contributo das redes de eletricidade no Brasil, após a OPA sobre a EDP Brasil, que foi concluída em agosto de 2023.

Sonae divulga resultados da 1.ª metade do ano

A Sonae divulga, depois do fecho do mercado, os resultados do primeiro semestre. Os lucros da Sonae caíram 41,6% no primeiro semestre do ano passado, para 69 milhões de euros, tendo o volume de negócios crescido 12%, para 3,83 mil milhões, mas a margem de rentabilidade caiu ligeiramente devido ao aumento dos custos. Entre janeiro e março deste ano, o grupo registou lucros de 25 milhões de euros, um ligeiro crescimento de 0,4% face ao mesmo período do ano passado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião