Troca de presos. Biden critica “julgamentos-espetáculo” na Rússia. Putin indulta 13 prisioneiros
O Presidente dos EUA criticou a Rússia por condenações "a longas penas de prisão sem qualquer razão legítima". Putin perdoa 13 pessoas que trabalhavam "em prejuízo da segurança da Federação Russa".
O Presidente dos EUA, Joe Biden, condenou esta quinta-feira os “julgamentos-espetáculo” na Rússia que levaram à condenação do jornalista norte-americano Evan Gershkovich, libertado numa troca de prisioneiros. Já Vladimir Putin concedeu o perdão oficial a 13 pessoas condenadas na Rússia e libertadas numa troca de prisioneiros com os EUA e outros países ocidentais.
“As autoridades russas prenderam-nos e, em julgamentos-espetáculo, condenaram-nos a longas penas de prisão sem qualquer razão legítima”, disse Biden, num discurso, referindo-se aos três cidadãos norte-americanos libertados na operação de troca de prisioneiros entre Moscovo e o Ocidente.
Já o Kremlin, em comunicado, agradeceu aos governos estrangeiros que contribuíram para a troca e indicou que Putin assinou os decretos de indulto das penas de Evan Gershkovich, Paul Whelan, Oleg Orlov, Lilia Tchanycheva, Ksenia Fadeeva, Vladimir Kara-Murza, Ilia Iachine, Alexandra Skotchilenko, Alsu Kurmasheva, Andrei Pivovarov, Vadim Ostanine, Demouri (Dieter) Voronine e Kevin Lick.
Paralelamente, o Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia confirmou a libertação de oito russos encarcerados em países ocidentais em troca de 13 russos e estrangeiros que cumpriam pena em prisões deste país. O gabinete de imprensa do FSB precisou que os presos entregues por Moscovo trabalhavam “em interesse de Estados estrangeiros e em prejuízo da segurança da Federação Russa”.
Uma operação de troca de prisioneiros entre a Rússia e vários países ocidentais permitiu a libertação de 26 pessoas, incluindo o jornalista norte-americano Evan Gershkovich, condenado em Moscovo, e o ex-fuzileiro dos EUA Paul Whelan.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Troca de presos. Biden critica “julgamentos-espetáculo” na Rússia. Putin indulta 13 prisioneiros
{{ noCommentsLabel }}