Ações da Inapa entram em compartimento especial para empresas em processo de insolvência
Os títulos da distribuidora de papel vão passar a ser negociados a partir de segunda num "recovery box", onde são colocadas as ações de empresas em processo de insolvência.
As ações da Inapa vão passar a ser negociadas num chamado “recovery box”, um compartimento especial da bolsa onde são colocadas as companhias em processo de insolvência, anunciou a Euronext, o grupo que gere a bolsa de Lisboa. O objetivo desta “transferência” é alertar os investidores, que queiram transacionar os títulos, para a situação da cotada, que já não consegue cumprir as suas obrigações financeiras.
Segundo explicou ao ECO fonte oficial da Euronext, as ações passam a negociar neste compartimento já na segunda-feira, após a empresa ter sido decretada insolvente esta sexta-feira e de o processo ter sido atribuído a um administrador de insolvência.
“A transferência das ações, admitidas no Euronext Lisbon da entidade emitente abaixo identificada, para o grupo de negociação P8 (Segmento de Revitalização) é uma medida tomada de acordo com o artigo 6.9. do Regulamento I – Regras de Mercado Harmonizadas da Euronext, devido ao processo de insolvência conforme previsto na regra 6903/1 do Regulamento I – Regras de Mercado Harmonizadas da Euronext e terá efeitos a partir de 05/08/2024″, justifica a Euronext no aviso publicado esta sexta-feira, dia 2 de agosto.
Os títulos irão manter-se à margem da negociação “normal” pelo menos até ao dia 27 de setembro, data fixada para a assembleia de credores e à decisão sobre se há a liquidação da cotada ou se é decidida a viabilização da empresa.
A colocação neste compartimento está de acordo com as regras da Euronext, que prevê “isolar” empresas em situação de insolvência, até que seja decidido qual o desfecho do processo. No caso da Inapa caberá agora ao administrador Bruno Costa Pereira fazer a lista de credores – BCP, Novobanco, a Inapa Deutschland e a Inapa France constam entre os credores – e elaborar um relatório a apresentar na assembleia de credores, marcada para 27 de setembro.
Neste período, o administrador de insolvência vai analisar a situação patrimonial da empresa e propor um de dois cenários: que a empresa seja recuperada, caso em que é elaborado um plano de insolvência, ou que seja declarada insolvente.
Apesar de passarem a estar no segmento de revitalização da Euronext, as ações podem continuar a ser transacionadas, desde que haja compradores. Os títulos da distribuidora de papel voltaram a negociar esta terça, após a Inapa ter entregue o pedido de insolvência, com as ações a tombarem mais de 92% para 0,0022 euros no regresso à negociação.
(Notícia atualizada às 17h55)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ações da Inapa entram em compartimento especial para empresas em processo de insolvência
{{ noCommentsLabel }}